-
Seja o primeiro a comentar!
Visita Técnica ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) enriquece formação dos alunos de Direito da FASP
Data: 29/04/2025 | 0 ComentárioNo dia 24 de abril de 2025, os alunos do 3º semestre do Curso de Direito da FASP – Faculdade de São Paulo realizaram uma visita técnica à Divisão de Capturas do DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas), acompanhados da coordenadora do curso, professora Joelma Nascimento.
A recepção ficou por conta do delegado da Polícia Civil e professor da disciplina de Processo Penal na FASP, Dr. Ricardo Farabulini, que guiou os estudantes por uma imersão nas práticas operacionais de uma das divisões mais estratégicas da segurança pública do Estado de São Paulo.
Durante a visita, os alunos conheceram a estrutura e o funcionamento das quatro delegacias que compõem a Divisão de Capturas:
- Duas delegacias especializadas no cumprimento de mandados de prisão temporária e preventiva de maiores;
- A delegacia voltada para busca e apreensão de menores e adolescentes em conflito com a lei;
- A POLINTER (Delegacia de Polícia Interestadual), responsável pelo cumprimento de cartas precatórias.
Além das atividades locais, a Divisão de Capturas do DOPE também atua em apoio a outros estados da Federação, colaborando no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o território nacional.
A visita proporcionou aos alunos um contato direto com a realidade prática das instituições de segurança pública, reforçando a importância da integração entre teoria e prática no processo formativo dos futuros operadores do Direito.
A FASP parabeniza todos os envolvidos e reafirma seu compromisso em oferecer uma formação acadêmica sólida, atualizada e conectada com as demandas reais da sociedade.
Seu endereço de e-mail não será publicado.