Publicações

UNIESP – Interlagos: Faculdade Centro Paulistano realiza VI Semana da Pedagogia

Data: 25/10/2016 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Ocorreu nos dias 17 a 21 de outubro, a VI Semana da Pedagogia da Faculdade Centro Paulistano – Interlagos cujo tema foi “Diversidade em sala de aula e na formação do professor”. A questão foi discutida amplamente, atendendo não só a formação dos futuros pedagogos, mas também as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso, que garantem disciplinas ligadas às questões de direitos humanos, diversidade indígena e afrodescendência, formação familiar, gênero e sexualidade e a diversidade religiosa, assuntos tão presentes em sala de aula.

Falar sobre estes múltiplos temas levou o grupo à reflexão e à percepção da importância do papel do professor na construção de sua prática educativa, ligada aos valores e à problematização das construções sociais presentes no processo da aceitação e do respeito às diferenças individuais e dos grupos.

Participaram da organização docentes e discentes da graduação, sob a coordenação da professora Lucia Aba Youssef Haboba e durante o evento foram apresentados líderes religiosos, professores, mestres e doutores em questões familiares, sexualidade, indígenas, o negro na sociedade brasileira e em Ciências da Religião. Os alunos pesquisaram e fizeram exposições sobre os diversos temas, articulando teoria e prática e garantindo uma quebra de paradigmas e a reconstrução do processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e significativa.

Para a professora Lucia Haboba, “o resultado desta semana foi, basicamente, o encontro das diferenças, o respeito ao outro em uma prática de alteridade. Todo processo de planejamento, envolvimento e o intenso comprometimento de todos os participantes só demonstrou que o caminho da construção do ‘ser docente’, implica em estar com uma equipe de professores que levam o futuro pedagogo a vislumbrar em seu dia a dia o respeito, a percepção da diversidade e sua direta manifestação em sala de aula”.

  A semana se encerrou com apresentação da Bateria Mirim da escola de samba Nenê da Vila Matilde e deixou, como reflexão, os depoimentos de duas alunas que resumiram a essência do evento:

“É nas diferenças que a gente se encontra” – Gleides Matos (8º semestre).

“A diferença nos enriquece…o respeito nos une” – Luana Farias (7º semestre).




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!