-
Seja o primeiro a comentar!
UNIESP – Interlagos: Faculdade Centro Paulistano realiza I Semana da Diversidade
Data: 29/11/2016 | 0 ComentárioCom o objetivo de refletir sobre diversidade, cultura, gênero, religião, questões afrodescendentes, indígenas e direitos humanos com os alunos, a Faculdade Centro Paulistano – Interlagos promoveu a I Semana da Diversidade nos dias 16, 17 e 18 de novembro.
A ideia foi a integração e socialização dos cursos da Faculdade, que mobilizou os alunos de forma ativa no desenvolvimento de conteúdos e debates. Eles promoveram reflexões sobre o tema “Diversidade na Atualidade”, nos mais diversos campos, da sala de aula à comunidade. Neste sentido, cada curso ficou responsável por um dia de atividade, sempre orientados pelos coordenadores e professores da IES.
“A abertura da Semana da Diversidade ficou por conta dos alunos do curso de Administração, e foi uma honra muito grande. Os discentes propuseram uma discussão, utilizando como referência o poema de José Regio, “Cântico Negro”, e com poucos recursos fizeram um trabalho exemplar”, relembra a professora Tânia Cristiane Fukushima, coordenadora do curso de Administração.
Ainda no primeiro dia, os alunos do curso de Administração trataram sobre o tema: “O Respeito Vai Além da Diversidade”. Os estudantes criaram uma pequena peça na área de convivência da Faculdade, com cenas do cotidiano apresentadas de forma lúdica, onde falaram de diversidade e preconceito.
Ao final da peça, um abraço coletivo entre todos os alunos e professores, ao som da música evangélica conduzida pelos discentes do 2º semestre, Emily Fonseca Ribeiro e Michel Leonardo Navas dos Santos, emocionou os presentes. Tanto a música quanto o abraço permitiram o despertar da importância e do respeito ao próximo.
O segundo dia ficou por conta do curso de Pedagogia e foi apresentada uma exposição sobre diversos povos e suas etnias. Os estudantes fizeram uma Oficina de Bonecas de Pano. Em destaque a boneca chamada Abayomi, que representa um símbolo de resistência da cultura africana.
A Abayomi, termo que significa “encontro precioso”, era usada para acalentar os filhos dos escravos, principalmente durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.
As alunas de Pedagogia fizeram ainda um Baião de Dois, comida característica do povo nordestino e carregada de história. Os alunos refletiram sobre Direitos Humanos e questões ligadas à escravidão e aos índios. Ao final do debate, todos os alunos e funcionários da IES foram convidados a saborear o prato típico.
“O trabalho da Semana da Diversidade trouxe reflexões sobre o que a Pedagogia pode trabalhar em função da cultura existente no Brasil e como a influência dos povos alcança diretamente o processo de construção da identidade do ser humano. Além de trazer maior flexibilidade em sala de aula. Foi uma vivência excelente”, explicou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Lucia Aba Youssef Haboba.
No terceiro dia, o curso de Serviço Social preparou uma série de atividades sobre a descendência afro, e trouxeram ainda degustação de comidas típicas africanas. Ao final os alunos se confraternizaram.
“É obrigação da Instituição trazer à tona temáticas tão importantes para o saber acadêmico e para a vida. A UNIESP, como uma Instituição que preza por uma Educação Solidária tem o dever – e mostra através de eventos como esse – sua responsabilidade com uma formação técnica de qualidade, humana, ética e pautada em valores sociais e de respeito”, comenta o diretor da Faculdade, professor Antonio Marcio Mendonça do Carmo.
Já para a aluna Marisa Miranda, do curso de Administração “eventos como esses criam espaços amplos de diálogo e de interação entre os cursos, fomentando a interdisciplinaridade e a relação teria com a prática”.
Seu endereço de e-mail não será publicado.