Publicações

Interlagos: IES promove Semana do Brincar

Data: 24/05/2018 | 0 Comentário


Compartilhe

          

 

A Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 20 a 28 de junho, é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.

A ação é promovida pela Aliança pela Infância no Brasil, em parceria com dezenas de outras organizações e seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância  digna.

A Faculdade Centro Paulistano, em parceria com a  Aliança pela Infância, promoveu no dia 21 de maio, palestra e atividades com o tema "Brincar de Corpo e Alma".

Na palestra, proferida pela profa Dra Roselene Crepaldi, docente da EACH-USP/Leste, foram abordados temas como: De que brincar estamos falando, A importância do brincar, A transformação dos jogos e brincadeiras através das bases tecnológicas envolvidas nos jogos e criando a reflexão sobre o fato de que brincar é tão importante quanto alimentar-se, descansar e conviver.

Além de terem sido abordados os quatro pilares da educação, como compreensão do pedagogo em suas práticas, o quanto o brincar precisa ter uma finalidade na construção do trabalho do educador e a compreensão deste envolvimento com estas práticas.

Para a graduação de Pedagogia foi uma atividade de grande importância no que tange a formação do professor e sua aplicabilidade no dia a dia e no seu potencial transformador em sala de aula.

O evento contou com a presença do prof. Cristiano Santos (recreacionista Goiabinha), autor de vários livros na área do brincar e do brincante. Ele trabalhou com roda de brincadeiras cantadas, levando os alunos para a quadra e trazendo um momento de brincadeiras de descontração e alegria, essência do brincar.

Este tema gerou grande interesse, pois além de estar no contexto da Semana do Brincar, teve também a participação da profa Iomar Zaia, seus alunos de Iniciação Científica e participantes ativos da Brinquedoteca da Faculdade, como fonte de construção na Educação.

Segundo a coordenadora do curso, profa Lucia Aba Youssef Haboba, "levar os alunos a participar de atividades com um tema tão atual, de grande importância, e muitas vezes esquecido dentro do processo de formação do pedagogo, remete à percepção de que a faixa etária no brincar é uma mera adequação do processo de desenvolvimento do individuo, e que a importância real de suas teorias levadas à pràtica enriquece e esclarece o processo de Interface entre a Educação e o Lúdico e articula teorias e práticas na construção do discente de Pedagogia".

Participaram ainda docentes e discentes do curso, que contou com o apoio da direção geral do Prof. Antonio Marcio Mendonça do Carmo.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!