-
Seja o primeiro a comentar!
Interlagos: Futuros pedagogos iniciam a segunda fase do projeto desenvolvido para a PROPIC
Data: 11/04/2018 | 0 ComentárioAlunas do curso de Pedagogia da Faculdade Centro Paulistano de Interlagos, participantes do PROPIC com o tema “Repensando a ação pedagógica, diante dos problemas e dificuldades de aprendizagem, enfrentada em sala de aula”, iniciam a segunda fase em campo, com participação efetiva da pesquisa de campo em três escolas escolhidas da região, proximidades da Faculdade, uma estadual e duas municipais.
A proposta é colher maior número de dados a respeito do tema em questão; observar qual é o procedimento de professores e da escola, mediante à percepção de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e quais soluções apresentam para que o aluno aprenda de fato.
O processo teve início no ano letivo de 2017, no qual as alunas dos 3º e 5º semestres do curso de Pedagogia, com a escolha do tema, a problematização, escolha dos autores com os quais iriam trabalhar para buscar respostas a estas inquietações. A princípio, fez-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, delimitou-se o referencial teórico, as leituras e fichamentos e finalizou-se com a apresentação do projeto e cronograma para a elaboração de todo material para utilização na pesquisa de campo prevista para o ano de 2018.
A profa. Ms. Ana Cristina Guedes de Oliveira, orientadora deste grupo, declarou “sinto-me orgulhosa de minhas alunas, por tanto envolvimento e dedicação neste processo, onde já se é possível ler parte do artigo que está sendo elaborado por elas e também poder acompanhar a parte mais importante, que é a efetivação a campo, para a coleta de dados, de questionários, entrevistas com os envolvidos das escolas escolhidas e que aceitaram a proposta para depois juntas às alunas analisarem, discutirem, compararem o que foi observado e recolhido e assim finalizar com o produto final; que é a composição de artigo científico. Torcemos que ao final deste Projeto, tenhamos êxito na publicação de mais um artigo. O grupo UNIESP também se orgulha de seus alunos”.
Destaca-se aqui, a importância de cada vez mais levar nossos alunos à produção acadêmica, a fim de poder colaborar com outros pesquisadores na incessante busca de melhoria da qualidade da Educação.
Segundo a coordenadora do curso Profa. Ms Lucia Aba Youssef Haboba, "o envolvimento dos alunos em ações como a Iniciação Cientifica trabalha um processo de tomar em suas mãos o processo ensino aprendizagem com práticas pedagógicas inovadoras em um movimento extra sala de aula, de assumir responsabilidades sobre o processo educativo".
Seu endereço de e-mail não será publicado.