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Interlagos - Faculdade Centro Paulistano realiza incursão no território de Cidade Ademar
Data: 07/12/2017 | 0 ComentárioAs interlocuções realizadas em sala de aula em referência a Intencionalidade ministrada pela Disciplina Administração e Planejamento Social, aos alunos e alunas do 8º semestre do curso de Serviço Social da Faculdade Centro Paulistano de Interlagos, acompanhados pelo professor Osmar Cavalcante, provocaram reflexões acerca do reconhecimento do espaço geográfico que envolve o entorno do prédio da faculdade, na perspectiva de aproximação dos sujeitos concretos na concretude de um território em direção a um SER SOCIAL.
Contribuíram com esta experiência Sr. José Efigênio de Paula Articulador Político Social da região de Cidade Ademar e as professoras Jacilene de Lima e Renata Oliveira do Centro de Educação Infantil Onadyr Marcondes.
Para tal foi realizado o mapeamento da região tracejando informações sobre os serviços de educação, cultura, saúde, laser que atendem a população da região de Cidade Ademar. Durante as pesquisas percebemos que as informações disponíveis nos sites pesquisados não representavam a totalidade do território, o que provocou o grupo a buscar informações empíricas que só seriam contempladas através da incursão no território. Tendo por base o conceito teórico de Batista (2000) o planejamento social é um processo dinâmico, que envolve o conhecer e o desvelar da realidade que está inscrita tanto nas relações quanto nas instituições.
Para trilhar está caminhada a IES convidou o Sr. Efigênio, que já havia contemplado a instituição com suas experiências na disciplina de Classes Sociais e Movimentos do 6º semestre, só que agora com maior tempo para uma exposição dialogada. A Faculdade Centro Paulistano de Interlagos realizou ainda uma entrevista com Sr. Efigênio para entender e conhecer a história da região, suas particularidades e suas potencialidades, durante a entrevista ele apresentou informações sobre os desafios para construção deste pedaço de chão em meio a trajetória de lutas e conquistas da comunidade. Aconteceu ainda uma reunião em sala de aula para aprofundar mais sobre as peculiaridades do território, participaram desta experiência as professoras Jaci e Renata, que trouxeram descobertas, alentos, curiosidades e um convite para tal exercício fundamentado a partir das ideias de Milton Santos, Paulo Freire e Carolina de Jesus.
Esta experimentação promoveu reflexões sobre as subjetividades do território, entre as vozes e o silêncio, contribuindo significativamente com o processo de aprendizado, potencializando a qualificação da formação profissional por meio da aproximação das realidades do território.
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