Publicações

Interlagos - Faculdade Centro Paulistano de Interlagos realiza II Semana da Diversidade  

Data: 23/11/2017 | 0 Comentário


Compartilhe

          

 

A Faculdade Centro Paulistano de Interlagos nos dias 9 e 10 de novembro, organizou junto os alunos e professores a semana “II Semana da DIVERSIDADE”, evento que teve por objetivo refletir quanto ao pluralismo de etnias, povos, identidades, subjetividades e representações presentes no Brasil.

 

Dentro deste universo existe um recorte que volta-se para o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de Novembro, tema que ficou sob a responsabilidade de condução do curso de Serviço Social da IES.

 

O Conselho Federal de Serviço Social CFESS, (2013), reitera e reforça que o 20 de novembro é um convite à reflexão acerca da legitimação do povo negro no Brasil, uma vez que: “A data é um marco da luta e resistência do povo negro do Brasil, bem como as ações governamentais; entretanto, não é suficiente para se contrapor às desigualdades econômicas e sociais, ao racismo, à homofobia e a todas as formas de preconceito enraizadas secularmente na sociedade brasileira.” (CFESS, 2013) Por este prisma, esta ação de cunho socioeducativo, foi conduzida pela profa. Tatiana Penna, do curso de Serviço Social, com os alunos do período da manhã, através de uma construção coletiva que por meio da exposição das obras da artista plástica Ordalina Cândido, do núcleo QUILOMBO URBANO, se materializou as múltiplas contradições e riquezas da cotidianidade da negritude periférica e invisível.

 

Ainda contamos com as atividades: Desfile de Roupas Étnicas e Maquiagem para a Pele Negra; Roda de Capoeira, com o Grupo Projeto Arco Iris; Dramatização de fragmentos da vida do cotidiano da periferia urbana, apresentação da Escola de Samba Em Cima da Hora Paulistana; sendo a noite abrilhantada ainda com oficina de Tranças, com Karina Rodrigues.

 

Este momento sublinha a importância da reflexão sobre a história, considerando que, mais do que um feriado, a data existe para lembrar a resistência dos negros à escravidão de forma geral, e também para rememorar que o Brasil, apesar de todo o avanço, ainda é um país racista. Este dia é proposto a chamar figuras como: Dandara, Zumbi, Acotirene, Machado de Assis, Ivone Lara, Milton Santos, entre tantos outros nomes que representam a resistência negra no Brasil.

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!