Faculdade de Música Carlos Gomes realiza o 1º Simpósio de Educação Musical!

Data: 01/11/2023 | 0 Comentário

No dia 28 de outubro de 2023, na sede da centenária Faculdade de Música Carlos Gomes, à Rua Álvares Penteado, 216, no Centro de São Paulo/SP, foi realizado o 1º Simpósio de Educação Musical da história do Curso de Licenciatura em Música da IES , que, ao longo do sábado, foi composto por palestras, comunicações, uma importante mesa redonda e várias apresentações com muita música, dança e canto, todas ressaltando a importância da Música e das demais linguagens artísticas na vida dos seres humanos. Assim como é preciso nutrir o corpo com alimentação e práticas saudáveis, não se pode esquecer dos alimentos da alma. Certamente, foi por isso que o admirável poeta brasileiro Ferreira Gullar ressaltou, em uma de suas famosas frases, que "A Arte existe porque a vida não basta".

O Encontro foi organizado e realizado por alunos, professores e convidados, sob a coordenação do Dr. Paulo Gazzaneo, Coordenador do Curso de Música da Faculdade.

A abertura do Simpósio ficou a cargo da Diretora de Pesquisa, Extensão e Publicações da UNIESP, a Profa. Rosa Beloto, e do Diretor da Faculdade, Dr. Renato M. Figueiredo.

Os trabalhos foram iniciados com a belíssima apresentação de canto e dança pelos alunos Mari Andrade, Eliseu Souza e Thiago Anthony.

Ao longo do dia, foram apresentadas as palestras:

• Musicalização para PCD, pelo Dr. Márcio Sciallis;
  • Musicalização para bebês, por Eny Parejo;
  • A Música na terceira idade, por Cristiane de Navasquez Mendes Teixeira,

as Comunicações:

• O conceito de pedagogia da performance musical no ensino coletivo de violões, por Thomaz Sampaio;
  • Um olhar nas tenções estilísticas na Ópera Francesa. A fusão ítalo-francesa de Le Devin du Village, por José Antônio Branco Bernardes;
  • A Modinha e seu tempo: um olhar sobre o "estado de alma" brasileiro, por Adriana Xavier de Almeida e José Antônio Branco Bernardes.

Também foi realizada uma importante mesa-redonda sobre o tema Desafios e Propostas para a Educação Musical no Brasil, com a participação do Dr. Paulo Gazzaneo, do Dr. Branco Bernardes, do Dr. Márcio Sciallis, da Ma. Camila Chnee e do Prof. Thomaz Sampaio.

Entremeando essas exposições, outras apresentações musicais foram mostradas, como a de Natália Ribeiro e Elizeu Souza (voz/violão), Diogo Lipoam e o Madrigal da Faculdade, Grupo de Rítmicas Expressivas da Faculdade e a apresentação de encerramento triunfal com trechos do Musical de Tim Rice e Andrew L. Webber, Joseph and the amazing technicolor dreamcoat, com a participação do Coro da Faculdade, regência do Maestro Branco Fernandes e com o Dr. Paulo Gazzaneo ao piano.

A emoção aflorada em cada exposição ou apresentação do Simpósio, transmitido também pelo Instagram, é a prova de que a linguagem artística criada pelo ser humano é fruto não apenas de sua inteligência.mas também de sua sensibilidade aflorada pelo desejo de ir além da comunicação social com outros da sua espécie, comunicando-se de maneira incomum, com beleza e criatividade, dizendo com o corpo (dança), imitando a realidade com formas e cores (desenho, pintura, escultura), dotando as palavras com novos significados, sentidos e efeitos sonoros (poesia), dentre outras maneiras especiais de "dizer".

No caso da Música, o ser humano foi além, pois ela é uma linguagem artística criada também para comunicação com as divindades, com o sagrado.

E para quando o ser humano deseja chamar as divindades para que elas venham presenciar as belezas que ele é capaz de criar, ele se utiliza de outra de suas invenções de comunicação com o sagrado: o aplauso!

A importância e a beleza mostradas pelo 1º Simpósio de Educação Musical da Faculdade de Música Carlos Gomes mereceram todos os aplausos e os deuses de todas as Artes certamente estiveram presentes nele, retornando para suas moradas muito satisfeitos!

Parabéns a todos os envolvidos e que venham muitos e muitos encontros sobre Educação Musical. Eles são necessários e urgentes!

Profa. Rosa Beloto

DIPEX UNIESP