Publicações

IIIº Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisas da UNIESP S.A

Data: 21/03/2023 | 0 Comentário


Compartilhe

          

TEMA:   SAÚDE ÚNICA: CONCEITOS, OBJETIVOS, BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES

     O presente colóquio pretende proporcionar aos participantes atividades de formação continuada de alto nível acadêmico e de intensa relevância social na área de saúde, do direito e do meio ambiente, fomentado reflexões sobre articulações e interfaces em tais campos de conhecimento.

     Para este IIIº Colóquio, o tema a ser debatido será: SAÚDE ÚNICA: CONCEITOS, OBJETIVOS, BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES.

     “A Saúde Única é uma abordagem global multisetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas. Reconhece que a saúde de humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e o meio ambiente (incluindo ecossistemas) estão intimamente ligados e são interdependentes. 

     A abordagem mobiliza vários setores, disciplinas e comunidades, em diferentes níveis da sociedade para trabalhar em conjunto, promover o bem-estar e enfrentar ameaças à saúde e aos ecossistemas. Ao mesmo tempo, aborda a necessidade coletiva de água limpa, energia e ar, alimentos seguros e nutritivos, agindo sobre as mudanças climáticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

     Esta abordagem que opera nos níveis local, regional, nacional e global reconhece a interconexão entre pessoas, animais, plantas e meio ambiente compartilhado. Dessa forma, problemas complexos na interface humano-animal-ambiente podem ser melhor resolvidos por meio da comunicação, cooperação, complementação, coordenação, organização e colaboração multidisciplinar.

     Concebe-se que a saúde humana, animal e ambiental estão conectadas e o que aconteça com cada um deles, afetará as demais”

 

FONTEhttps://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-unica

 

FUNCIONAMENTO

O evento será dividido em dois blocos complementares. No primeiro, exposição com a especialista na área de Saúde Única.No segundo bloco, a expositora responderá a perguntas e reflexões dos professores mestres, ex-bolsistas do Programa de Apoio à Titulação Docente (PTDO) da UNIESP S.A. e de professores convidados. Posteriormente, serão lançados os Anais do encontro.

___________________________________________________________________

 

  • DATA E HORÁRIO: 05/04/23. Das 19 às 21 horas 
  • EVENTO A SER REALIZADO REMOTAMENTE PELO YOUTUBE
  • PÚBLICO-ALVO:
  • Alunos e docentes da UNIESP;
  • Profissionais do Direito e da Saúde;
  • Docentes e alunos de outras IES.
  • Comunidade;

     

PROGRAMAÇÃO DO IIIº COLÓQUIO
 

  • Saudação inicial do mediador: Prof. João A. Campato Jr. (2 min.). 
    Abertura oficial do Evento– Profa. Rosa Beloto – (10 min) 
    Mensagem da Mantenedora: Cláudia Pereira (De acordo com a necessidade) 
    Apresentação do funcionamento do III Colóquio: Prof. Campato – (2 min).

 

 Bloco I:  EXPOSIÇÃO ORAL

 

         Exposição: SAÚDE ÚNICA: CONCEITOS, OBJETIVOS, BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES.

   Expositora: Profa. Dra. Danila Frias(40 MINUTOS)

Currículo: Responsável Técnica Estadual de Saúde Única do Mato Grosso do Sul. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Brasil de Fernandópolis, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela UNESP- Jaboticabal. Pós-Doutorado na Embrapa Gado de Corte em Sanidade Animal. Professora titular da Universidade Brasil no Mestrado em Ciências Ambientais e na graduação em Medicina. Atualmente é Interlocutora Vigiar SUS no Estado de Mato Grosso do Sul, atuando pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde. É líder do grupo de Pesquisa Saúde Única em Foco (CNPq). É Presidente Docente da Liga Acadêmica de Saúde Única (One Health) - LASU. Universidade Brasil (UB), de Fernandópolis.

 

Bloco II: DEBATERORES

DEBATEDOR CONVIDADO:

  • Dr. Josué de Moraes.Sanitarista, Bioquímico e Matemático. Mestre e Doutor pela da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado no Instituto Butantã e no Tropical and Public Health Institute (Suíça). Docente da USP, Universidade de Guarulhos e da UNIESP S.A, foi membro da Comissão Científica Corporativa do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica - PROPIC UNIESP quando de seu lançamento, em 2017, avaliando parte das 86 propostas aprovadas e coordenando a pesquisa Avaliação da atividade antiparasitária de extratos vegetais, realizada pelos alunos dos Cursos de Odontologia, Enfermagem e Farmácia da Faculdade de Guarulhos. (10 minutos)

DEBATEDORES DO CENTRO E NÚCLEOS DE PESQUISA DA UNIESP:

  • Me. H. Ricardo Bioni. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil. Graduado em Direito pela UNISUZ(2016). Professor de Direito Civil da UNISUZ – UNIESP. (5 minutos) 
  • Ma, Rosana Torrano. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil; Docente da FAPAN/UNIESP. Pós-Graduada em Direito Médico e Hospitalar pela EPD- Escola Paulista de Direito; Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela faculdade de Direito São Bernardo do Campo. (5 minutos). 
  • Ma. Ariella Rettondini. Mestre em Ciências Ambientais. Docente da FAPAN /UNIESP. Especialização em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2009) (5 minutos) 
  • Me. Eduardo Kubota. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil. Graduado em Direito pela Universidade do Grande ABC (2000), pós-graduado em direito público e docência. Professor universitário na UNIESP - São Bernardo do Campo. (5 minutos). 

 

  • Encerramento:Profa.Rosa Beloto. (4min) 
  • Mensagem final: Profa. Cláudia Pereira (2 minutos) 
  • Saudação final: Prof.João Campato Jr. (1 min).

  

AGRADECIMENTOS:

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE ÚNICA – LASU
UNIVERSIDADE BRASIL (UB)  

Chamada para submissão de Resumos Simples para os Anais do 3º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A. 

 

Convidamos a todos os participantes do 3º Colóquio do Grupo e Núcleos de Pesquisa da UNIESP a enviar resumos simples oriundos de reflexões, projeto sou ideias a respeito dos temas direta ou indiretamente abordados nos colóquios. Tais textos integrarão os Anais do evento (com ISBN e DOI), publicados em formato digital.

O resumo dever ter um título centralizado e em negrito, abaixo do qual serão indicados o/a/s autor/a/res do resumo e sua filiação acadêmica ou profissional. O texto do resumo deve ser desenvolvido num único parágrafo, possuindo entre 150 e 500 palavras, indicando, se possível, o tema da reflexão, a justificativa da importância dessa reflexão, objetivos, metodologia e resultados. Ao término do texto, devem ser elencadas até cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto vírgula. O resumo deve ser enviado no formato word, na fonte Arial 12, com espaço de 1, 5 entre as linhas, com todas as margens 3cm. Os resumos deverão ser enviados ao e-mail campatojr@gmail.com

 

Para efeito de modelo, segue um resumo simples constante dos primeiros anais do Colóquio do Grupo e Centro de Pesquisa da UNIESP S.A.

___________________________________________________________

DIREITOS DA PARTURIENTE 

Flavia Petra Melara Benatti
Graduada em Direito, Pós-graduada em Direito Empresarial, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

Marcelo de Almeida Benatti
Graduado em Direito, Pós-graduado em Direito do Consumidor pela faculdade INED de Rio    Claro. E-mail: contato@marcelobenatti.adv.br

 

RESUMO

Este resumo busca apresentar a análise dos direitos das parturientes para que possam ter conhecimento sobre eles e, desta forma, exigir o seu cumprimento visando um parto tranquilo e uma experiência positiva. O objetivo da pesquisa é informar as parturientes e a seus esposos(as) ou companheiros(as) sobre seus diretos a um parto mais humanizado e com procedimentos da medicina atual, que podem levar a um menor desconforto no nascimento da criança. Esta investigação é realizada pela metodologia de revisão bibliografia, especialmente da legislação vigente, quais sejam: 1) Lei n. 11.105/05, que, em seu artigo 19 e incisos e na Portaria n.º 2418/05, trata da presença de acompanhante para mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto de forma a focar na humanização da assistência a parturiente; 2) Portaria nº 569/2022, que  institui o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Para além disso, foi consultado o II Colóquio do Centro de Núcleo de Pesquisa da UNIESP S/A, realizado no dia 17/10/2022, principalmente observada a palestra ministrada pela professora Rosana Torrano, com o tema “Violência Obstetrícia”, que demonstrou, ainda, outros direitos das parturientes. Observou-se que o direito é frequentemente violado, em especial o direito à companhia, o desrespeito à autonomia das mulheres para opinar e escolher o parto, e quanto ao tratamento de acordo com seus valores e crenças. Após a realização desta pesquisa, observamos que o tema em pauta deve ser mais divulgado e difundido entre as gestantes e seus acompanhantes para que no momento do parto possam exigir e fazer cumprir seus direitos a um parto humanizado, com respeito as suas autonomias e escolhas pessoais. Ninguém pode ter seu direito respeitado, se não sabe quais são eles.

 

Palavras-chave: Saúde, Parto, Direito, Humanização

 

 

Realização: DIPEX - UNIESP. S.A.
Direção e Supervisão Geral: Profa. Ma. Rosa Beloto
Coordenação: Prof. Dr. João A. Campato Jr.
Anais: Prof. Mestre Edilson Teles Gomes Jr.

 

UNIESP S.A.
Rua Álvares Penteado, 139 - Centro - São Paulo / SP CEP: 01012-001  
Telefone: (11) 4040-6709

https://uniesp.edu.br/




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!