CURSOS




Enfermagem

Graduação: Bacharelado






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde do indivíduo. O enfermeiro deve atuar na proteção ao indivíduo, na manutenção de se bom estado físico e mental, na sua recuperação e, se possível e também preferencialmente, na prevenção de doenças.

Mercado de Trabalho

No momento, algumas das áreas mais aquecidas são a Oncologia, a Dermatologia e a Geriatria. Mais recentemente, outra opção é o chamado "Home Care", ou seja, o atendimento em residências particulares. Isso se dá através dos Planos de Saúde e também de forma autônoma. Além do trabalho em hospitais públicos e privados, ultimamente há um vasto campo nas unidades de resgate e primeiros-socorros, comuns em grandes e médias cidades.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Como as novas diretrizes do MEC estabeleceram que as disciplinas devem priorizar o atendimento primário, ou seja, o trabalho em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde, as matérias quase que se restringem às Ciências Biológicas, como Anatomia, Microbiologia, Citologia (estudo das células), Histologia (estudo dos tecidos biológicos) e Parasitologia. Também há matérias sobre Administração e de Fundamentos de Psicologia e Sociologia. Já no segundo ano, o aluno começa a atender a pacientes e a cuidar de enfermarias.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download
Portaria Autorização 592 de 24.02.2006
Portaria Reconhecimento 776 de 06-04-11
Portaria Renovação de Reconhecimento 59 de 2.2.18
PPC
Regulamento Horas Complementares 2017
Regulamento Laboratório de Enfermagem
Regulamento para Estágio Supervisionado 2017
Regulamento Trabalho de Conclusão de Curso 2017

Corpo Docente


Nome Email Currículo