O IV° Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas da UNIESP ainda não acabou. Saiba como e participe!

Data: 16/11/2023 | 0 Comentário

O IVº colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas da UNIESP continua, não apenas porque ainda está disponível para quem quer assistir a ele, acessando o link

E para quem deseja, ao assistir a ele, receber um certificado de participação acessando o link

mostrando a excelente exposição sobre o tema IMPACTOS AMBIENTAIS E SAÚDE MENTAL, realizada pela Dra. Tânia Novaretti, seguida por um debate de altíssimo nível realizado pelos debatedores convidados especiais, a Dra Ieda Benedetti e o Mestre Murilo Mendes de Ângelo, e dos Mestres pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Ciência Ambientais, Hermison Ricardo Bioni e Rosana Torrano.

O IVº Colóquio ainda está ocorrendo também e principalmente porque oferece a oportunidade àqueles que desejam também debater a respeito do tema por meio de seus ANAIS. Para isso, basta encaminhar um resumo, uma resenha ou outro tipo de trabalho para publicação nesses ANAIS, até o dia 8 de janeiro de 2024 e levando em conta a CHAMADA A SEGUIR.

Chamada para submissão de Resumos Simples para os Anais do 4º Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas UNIESP

Convidamos a todos os participantes do IVº Colóquio do Centro e dos Núcleos de Pesquisas da UNIESP a enviar resumos simples oriundos de reflexões, projetos ou ideias a respeito do tema direta ou indiretamente abordado no colóquio. Tais textos integrarão os Anais do evento (com ISBN e DOI), publicados em formato digital.

O resumo dever ter um título centralizado e em negrito, abaixo do qual serão indicados o/a/s autor/a/es do resumo e sua filiação acadêmica ou profissional. O texto do resumo deve ser desenvolvido num único parágrafo, possuindo entre 150 e 500 palavras, indicando, se possível, o tema da reflexão, a justificativa da importância dessa reflexão, objetivos, metodologia e resultados. Ao término do texto, devem ser elencadas até cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto vírgula. O resumo deve ser enviado no formato word, na fonte Arial 12, com espaço de 1, 5 entre as linhas, com todas as margens 3cm. Os resumos deverão ser enviados ao e-mail campatojr@gmail.com.

Para efeito de modelo, segue um resumo simples constante dos primeiros anais do Colóquio do Grupo e Centro de Pesquisa da UNIESP S.A.

_________________________________________________

DIREITOS DA PARTURIENTE

Flavia Petra Melara Benatti

Graduada em Direito, Pós-graduada em Direito Empresarial, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

Marcelo de Almeida Benatti

Graduado em Direito, Pós-graduado em Direito do Consumidor pela faculdade INED de Rio Claro.

E-mail: contato@marcelobenatti.adv.br

RESUMO

Este resumo busca apresentar a análise dos direitos das parturientes para que possam ter conhecimento sobre eles e, desta forma, exigir o seu cumprimento visando um parto tranquilo e uma experiência positiva. O objetivo da pesquisa é informar as parturientes e a seus esposos(as) ou companheiros(as) sobre seus diretos a um parto mais humanizado e com procedimentos da medicina atual, que podem levar a um menor desconforto no nascimento da criança. Esta investigação é realizada pela metodologia de revisão bibliografia, especialmente da legislação vigente, quais sejam: 1) Lei n. 11.105/05, que, em seu artigo 19 e

incisos e na Portaria n.º 2418/05, trata da presença de acompanhante para mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto de forma a focar na humanização da assistência a parturiente; 2) Portaria nº 569/2022, que institui o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Para além disso, foi consultado o II Colóquio do Centro de Núcleo de Pesquisa da UNIESP S/A, realizado no dia 17/10/2022, principalmente observada a palestra ministrada pela professora Rosana Torrano, com o tema “Violência Obstetrícia”, que demonstrou, ainda, outros direitos das parturientes. Observou-se que o direito é frequentemente violado, em especial o direito à companhia, o desrespeito à autonomia das mulheres para opinar e escolher o parto, e quanto ao tratamento de acordo com seus valores e crenças. Após a realização desta pesquisa, observamos que o tema em pauta deve ser mais divulgado e difundido entre as gestantes e seus acompanhantes para que no momento do parto possam exigir e fazer cumprir seus direitos a um parto humanizado, com respeito as suas autonomias e escolhas pessoais. Ninguém pode ter seu direito respeitado, se não sabe quais são eles.

Palavras-chave: Saúde, Parto, Direito, Humanização

Aguardamos sua participação! Envie quantos trabalhos desejar!

Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações UNIESP

Profa.Rosa Beloto