CURSOS




Letras

Graduação: Licenciatura






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Reconhecido através da Portaria MEC nº 4.453 de 22.12.2005.

Na perspectiva da organização de um trabalho acadêmico de qualidade, dinamizado através de ensino, pesquisa e extensão, o curso de Letras da FACSAL prima bela excelência na formação dos licenciandos e visa oferecer recursos para que esses futuros profissionais se apresentem como agentes de modificação social, particularmente, no tocante à área educacional que, cada vez mais, urge mudanças.

O referido curso é oferecido na modalidade Licenciatura/ Habilitação Língua Portuguesa, voltado especificamente para a formação de professores, formação essa exigida para o exercício da docência nos ensinos Fundamental e Médio. Há uma busca incessante de formar o licenciando de forma consistente e coerente com as reais necessidades sócio-educativas. Para tanto, desenvolvem-se conhecimentos relacionados à Língua Portuguesa (Lingüística), às Literaturas Brasileira e Portuguesa em constante relação com a prática educativa, haja vista que somente assim será possível uma aprendizagem significativa.

Para que se possa alcançar a proposta pedagógica do curso com êxito, a formação oferecida é planejada e estruturada de forma a levar o educando a dominar o uso da escrita e da leitura nas mais diversas esferas da nossa sociedade, visa também à compreensão do papel da literatura como fonte de desenvolvimento da criticidade, do conhecimento, da sensibilidade, entre outros aspectos, e, sem pretensão de esgotar os objetivos da IES acerca da formação de seus educandos, toda a parte didático-pedagógica tem como propósito instigar o aluno a refletir sobre a leitura e escrita a partir do viés do letramento.

Objetivos do Curso

- Desenvolver a compreensão da dimensão e responsabilidade social da carreira, harmonizando-a com a ética profissional e competência técnica.
- Domínio do uso da Língua Portuguesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos.
- Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno social, histórico, cultural, educacional, político e ideológico.
- Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias que fundamentam a formação profissional.
- Produzir textos (falados e escritos) condizentes com as regularidades presentes nos diversos gêneros discursivos.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo