CURSOS




Educação Física

Graduação: Licenciatura






Presencial







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Descrição

Autorizado através da Portaria MEC nº 142, de 14.06.2011, publicado no DOU de 15.06.2011

O curso de Licenciatura em Educação Física da FACSAL oferece 40 vagas semestrais, tanto no período diurno quanto no noturno e tem como missão oferecer à sociedade, professores de educação física, cidadãos, pedagogicamente preparados, capacitados a atuar de forma ética no ensino da educação física, em seu contexto histórico e social, assim como biológico e tecnológico.

A Educação Física curricular tem o objetivo de colaborar na formação integral do aluno, elaborando e oferecendo vivências do mundo através do movimento. No quadro atual de inserção brasileira no contexto mundial, consolidação das instituições democráticas e fortalecimento dos direitos do cidadão é imprescindível a participação da educação como promotora do desenvolvimento sustentável e como alicerce para um crescimento mais igualitário do país.

Por outro lado, considerando que o governo brasileiro vem ampliando os incentivos ao esporte e que a Lei de Diretrizes e Bases (Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Título IV, Cap. II, Sessão I, Art.27) inclui a promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas não formais como conteúdo curricular da Educação Básica, o professor de Educação Física possui o papel de ministrar esse conteúdo nas escolas. Longe de pensar a escola como um celeiro de atletas, a escola é o principal local onde a criança tem acesso ao esporte, ressaltando o esporte como prática construtiva e ferramenta para a formação de líderes, para a implementação do trabalho em equipe, do saber vencer e da competição saudável.

De acordo com uma perspectiva interdisciplinar, o curso de Licenciatura em Educação Física proposto pela FACSAL está apoiado em três eixos – Biológico, Comportamental e Sócio-antropológico, que devem ser inter-relacionados para o entendimento do movimento humano.

O Licenciado em Educação Física deverá ser capacitado a atuar como educador, prestando serviços e contribuindo para a sociedade como um professor de Educação Física. Nesse contexto, o Professor de Educação Física deverá possuir competências básicas para ensinar, pesquisar e refletir sobre as diversas formas de manifestação do movimento humano, por meio de atividades físicas, esportivas e similares, na educação formal, de forma contextualizada com a sua realidade regional e com a realidade brasileira.

O profissional Licenciado em Educação Física da FACSAL deverá dominar os instrumentos e técnicas da sua área e ser capaz de aplicá-los de forma interdisciplinar e autônoma no contexto social. Deverá também possuir potencial crítico e criativo a fim de propor mudanças que visem o desenvolvimento integral de seus alunos – crianças, jovens, adolescentes, adultos ou populações especiais. È fundamental ao profissional de Educação Física não somente o domínio técnico, mas também o domínio didático-pedagógico, necessário para a contextualização do processo de ensino-aprendizagem. Além da formação acadêmica, o licenciado em Educação Física deverá se inserir no processo de educação continuada e aberta, baseada em princípios de ética e da moral, visando o conhecimento e aplicação de novas tecnologias e sistemas de informação no processo educacional na área da Educação Física.

Perfil do Egresso

O profissional egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da FACSAL deverá possuir as seguintes competências e habilidades, necessárias a sua atuação nos diversos níveis da educação formal, no campo da Educação Física:

- Associar teoria e prática.
- Possuir domínio do conhecimento científico da sua área.
- Ser criativo e atuar de forma decisiva de forma a promover projetos que beneficiem a comunidade.
- Contribuir para a conscientização do papel da atividade física no contexto da saúde coletiva.
- Ser capaz de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, organizar, avaliar e executar trabalhos e projetos em Educação Física no âmbito escolar.
- Trabalhar em equipe e participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares de trabalhos pedagógicos, nos diferentes níveis de ensino.
- Atuar como promotor e incentivador do esporte e da atividade física, pautado em valores humanos.
- Promover o desporto educacional, incentivando a competição saudável.
- Respeitar as características regionais da população onde está inserido e contribuir para o seu desenvolvimento.
- Respeitar à diversidade social, política, cultural e religiosa, contribuindo para a integração social.
- Viabilizar o acesso de pessoas com necessidades especiais nas atividades no âmbito escolar, colaborando para o fim da exclusão e do preconceito social.
- Priorizar a qualidade pedagógica de sua atuação.
- Ser criativo e ter iniciativa frente a questões e dificuldades da atuação plena e de excelência.
- Colaborar para a formação das competências básicas nos alunos dos diversos níveis de ensino.
- Ser reconhecido como educador por excelência.
- Ser empreendedor e ter capacidade de liderança.
- Utilizar novas tecnologias e sistemas de informação como recursos no processo de ensino-aprendizagem.
- Produzir conhecimento didático a fim de facilitar o ensino.
- Produzir materiais alternativos para o uso em aula.
- Refletir sobre a qualificação docente.
- Utilizar recursos científicos para a educação continuada.
- Produzir pesquisas na área da Educação Física Escolar, contribuindo para o desenvolvimento de sua área de atuação.

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


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