-
Seja o primeiro a comentar!
Audiência Pública – Enfrentamento à Violência Contra os Profissionais da Enfermagem
Data: 02/10/2025 | ComentárioO objetivo da participação dos alunos na Audiência e demonstrar como funciona uma audiência geral, principalmente relacionada com a área de formação.
Os alunos participaram da Audiência Pública para discussão do tema “Violência contra os Profissionais da Enfermagem”, realizada pela Câmara Municipal de Osasco no dia 02/10/2025,
O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Comissão Permanente do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência da Câmara. A solicitação foi feita pelo vereador Ralfi Silva.
O encontro contou com as participações dos secretários municipais de Saúde, Fernando Machado, e de Segurança Pública e Controle Urbano, José Virgolino de Oliveira, além de vereadores, profissionais de saúde, representantes de entidades de classe e da população em geral.
O intuito da audiência era explanar sobre a Violência contra os Profissionais de Saúde e quais medidas estão sendo tomadas pelo munícipio.
Como medidas imediatas de prevenção e combate à violência, o secretário José Virgolino anunciou a instalação de câmeras de reconhecimento facial nas unidades de saúde. Já o vereador Ralfi Silva detalhou seu projeto de lei para a instalação de botões de pânico, enquanto o comandante Erivan reforçou que os profissionais de saúde têm contatos diretos com os guardas municipais em situações de risco em seus ambientes de trabalho.
A secretária-adjunta e enfermeira Suzete Franco destacou a importância da união da categoria. “A violência acontece de todas as formas. Podemos sair da fila da reclamação e entrar na fila da ação”, discursou.
A participação popular também foi destaque com a manifestação de opiniões dos presentes, bem como foi destacada a importância da formalização das denúncias e da realização de boletins de ocorrência junto à Polícia Militar.
O primeiro-secretário do Coren-SP e presidente do gabinete de crise de enfrentamento à violência do Coren-SP, Wagner Batista, e os conselheiros Marcio Bispo, Adriana Pereira, Anderson Rodrigues, Maria Edith Almeida, Eugênio Dantas, Daniel Rodrigues, Heloisa Ciqueto, Ivan Santana, Djalma Rodrigues e João Dario Marcelli também representaram o Coren-SP na audiência, além da supervisora administrativa e da gestora técnica de área da subseção Osasco do Coren-SP, Virginia Tavares e Barbara Sapia.
O presidente do Coren-SP, Sergio Cleto, relembrou a publicação do guia de prevenção à violência contra os profissionais de enfermagem publicado pelo Coren-SP, de forma a orientar os profissionais sobre como agirem nessas situações. Além disso, Sergio também reforçou a postura combativa da categoria. “Estamos acostumados a voltar para casa cansados, mas não vamos mais aceitar voltar machucados”.
Seu endereço de e-mail não será publicado.