Faculdade de Osasco realiza Palestra sobre A Enfermagem na Nova Política da Atenção Básica para os alunos de Enfermagem.

Data: 22/05/2024 | 0 Comentário

No dia 22 de maio de 2024, o Prof. Ms. Alexandre Bernardini Vieira, Mestre em Atenção Primária da Saúde, prestigiou os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Osasco, apresentando uma palestra sobre a “A Enfermagem na Nova Política da Atenção Básica”

Nessa Palestra, ela falou sobre como a enfermagem desempenha um papel crucial na Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) no Brasil, que foi atualizada em 2017, estabelecendo diretrizes para a organização da Atenção Básica (AB) no Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir um atendimento integral, equitativo e contínuo à população

Explicou também, que os enfermeiros na Atenção Básica têm diversas responsabilidades, que incluem: Coordenação do cuidado: enfermeiros assume a gestão dos cuidados aos pacientes, organizando e coordenando o atendimento junto com outros profissionais da saúde. Realização de consultas e procedimentos: enfermeiros podem realizar consultas de enfermagem, procedimentos como curativos, administração de medicamentos e coleta de exames laboratoriais. Educação em saúde: os enfermeiros realizam atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças, através de palestras, grupos educativos e campanhas de vacinação. Supervisão e capacitação: enfermeiros também atuam na supervisão e capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem.

Dando continuidade à palestra, ele explicou que na enfermagem a Nova Política da Atenção Básica é essencial para a promoção da saúde e o cuidado integral da população. O reconhecimento e o fortalecimento dessa profissão são fundamentais para o sucesso das políticas de saúde e para a efetiva implementação do SUS.

Após a palestra, houve uma Roda de Conversa onde os alunos puderam fazer mais perguntas e tirar dúvidas sobre as oportunidades de melhoria na área da saúde para esses pacientes.