Revista Intraciência
ISSN 2177-3645


Edição Atual




Número 013

Artigos Download
Sumário

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E EDUCAÇÃO

Viviane Lima Martins

USO DAS TIC'S EM LÍNGUA PORTUGUESA: ENVEREDANDO NO CONTO MACHADIANO

Roseli Aparecida Pires Alexandre

A RELEVÂNCIA DA LEITURA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Selma Aurenice de Araujo
Claúdia Alexandre da Silva
Viviane Lima Martins (Orientação)

OS CONTOS DE FADAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL

Letícia Henkel Lopes
Viviane Lima Martins (orientação)

ALFABETIZAÇÃO CONFORME O CONSTRUTIVISMO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Helenice dos Santos Gonsalves
Viviane Lima Martins (orientação)

A INFLUÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS SOBRE ASTRONOMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO USO DO STELLARIUM.

Luiz Antonio Alexandre

CONTEÚDO LOCAL NORUEGUÊS: UM MODELO A SER SEGUIDO PELO BRASIL?

Wesley Vaz Martins
Igor Fuser

DETERMINAÇÃO DO PERÍODO DE RETORNO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA POR MEIO DA DISTRIBUIÇÃO DE GUMBEL PARA A REGIÃO DE GUARATINGUETÁ – SP

João Ubiratan Lima e Silva
Nathália Pivatto Erberelli

AS ESPECIFICIDADES DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO E AS SUAS MODALIDADES DE LANÇAMENTO FISCAL.

Gustavo Abrahão Santos

Edições Anteriores



012

011

010

009

008

007

006

005

004

003

002

001

Nenhum registro para exibir

Páginas

Sobre a Revista




A Revista Científica Eletrônica Intr@ciência da FAGU - Faculdade do Guarujá, abrange uma coleção selecionada de periódicos Acadêmicos e Científicos elaborados por alunos, professores, e colaboradores da área educacional ou convidados.

Objetivando expor a produção dos mais diversos textos acadêmicos desenvolvidos dentro de uma metodologia que será preparada, armazenada e disseminada em formato eletrônico.

A revista estará aberta, semestralmente, todos os interessados em publicar suas produções e as colaborações, para enriquecimento, (conteúdos) das edições da revista poderão ser enviadas para

revista.intraciencia@uniesp.edu.br.

 

Normas para autores Intr@ciência, revista eletrônica da Faculdade do Guarujá, tem por característica a multidisciplinaridade, portanto, são importantes a colaboração e participação dos docentes e discentes da Faculdade, como de todos aqueles que desejam publicar e pertencem a comunidade científica em geral. Serão aceitos texto as de diversas temáticas, em formato de artigos científicos ou resenhas de obras. Os textos enviados serão avaliados pelo conselho editorial e, para aprovação, os textos acadêmicos deverão apresentar: formato científico, originalidade, respeitando o mínimo de 8 e máximo de 25 laudas. A formatação deve ser:

1) Título do texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, caixa alta, tamanho 14, negrito e centralizado.

2) O nome do autor deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhado à direita, com nota de fim de texto identificando a titulação e a vinculação profissional do autor.

3) Os Artigos serão acompanhados de resumo e de abstract, com palavras-chave em português e inglês. Esses dados deverão constar no parágrafo abaixo do nome do autor e antes do início do texto.

4) Os textos devem ser enviados em WORD de acordo com as seguintes normas: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com tabulação ou espaços no início dos parágrafos de 2cm, mantendo espaçamento 1,5 entre linhas.

5) As citações e referências devem seguir rigorosamente a ABNT.

6) A bibliografia deverá obedecer às normas da ABNT, ser composta somente pelas referências efetivamente utilizadas e estar posicionada após as notas de fim de texto. Embora o Conselho Editorial possa providenciar a revisão das referências bibliográficas, a exatidão sobre suas informações é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do(s) texto(s).

7) Os artigos e as resenhas, deverão obedecer ao seguinte Layout de página, configuração: Formato do Papel: A4; margens: 2 cm para esquerda e superior, 2 cm para direita e inferior.

8) As ilustrações, imagens e gráficos deverão ser enviadas somente quando indispensáveis para a consolidação dos argumentos utilizados no texto. Esses documentos deverão ser enviados em arquivo separado, formatos jpg ou gif, no menor tamanho (em KB) possível. Além disso, o autor deve indicar o local de inserção no texto.

9) As sínteses e adequação para artigo dos Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos na Faculdade de Guarujá será de responsabilidade dos graduandos e/ou os professores da FAGU, seguindo o formato exigido para os demais textos da revista.

10) As afirmações e opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial responsável pela publicação da revista Intr@ciência.

11) A revista não veicula conteúdos preconceituosos ou que firam a integridade das pessoas e, também, não apresenta textos de cunho partidário. Ela se define pela honestidade intelectual, espírito acadêmico, formato científico e por uma imensa preocupação com o desenvolvimento regional. Desse modo, pretende atuar na divulgação do conhecimento acadêmico, seja ele científico, cultural ou fruto de experiências vivenciadas.

12) O material para publicação na Revista deverá ser encaminhado via e-mail, em anexo, para o seguinte endereço editor.intraciência@uniesp.edu.br Em arquivo separado deverá ser anexada a mensagem de encaminhamento, que conterá a identificação, o endereço comum e o endereço eletrônico do remetente

 

Institucional

Aos leitores

Temos a satisfação em trazer ao público acadêmico, particularmente aos estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área educacional, a Revista Científica Eletrônica Intr@ciência, destinada à publicação de artigos e demais trabalhos científicos da Comunidade Acadêmica da Faculdade do Guarujá e convidados.

Resultado de reflexões e pesquisas a Revista Científica Eletrônica Intr@ciência é lançada visando propor uma integração entre a produção acadêmica, científica e o trabalho docente desenvolvido nas mais diversas salas de aulas. Configura um projeto muito oportuno e interessante por contemplar e estimular a formação contínua dos professores em todos os níveis de titulação: especialistas, mestres e doutores, atuantes na Educação Superior.

Completa essa formação com as problemáticas transversais e com os saberes pedagógicos contemporâneos.
A Revista Científica Eletrônica Intr@ciência pela coerência proposta de sua linha editorial, contempla e ajuda a cumprir e propagar as missões do Grupo Educacional UNIESP e da Faculdade do Guarujá.

O Grupo Educacional UNIESP tem como missão: “alcançar a oferta e a prática de uma educação solidária, permitindo a educação para todos e a inserção social, através da qualidade de ensino, da atuação voltada para o desenvolvimento sustentável, na prática de mensalidades compatíveis com a realidade sócio-econômica da região e de incentivo e apoio estudantil, por meio das parcerias e de projetos sociais voltados ao atendimento da comunidade”.

A Faculdade do Guarujá tem como missão: “Promover a educação socialmente responsável, com qualidade de ensino, propiciando ao educando o fortalecimento intelectual, moral e ético, essenciais e ao exercício pleno da cidadania e da profissão”.

Foi com orgulho e satisfação que lançamos o primeiro número da Revista Científica Eletrônica Intr@ciência, pois estamos convencidos de que esta, representa um novo e valioso impulso na colaboração ao pensamento pedagógico, pesquisas científicas e à valorização do trabalho dos professores e alunos da Faculdade do Guarujá, e demais convidados, na direção de uma melhoria da qualidade social da educação.

 

 

Qualis

O instrumental Qualis é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliar a produção intelectual vinculada aos programas de pós-graduação do país, aferindo a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção divulgados em periódicos científicos e anais de eventos.

Como resultado do processo, a CAPES disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade.

Desse modo, a revista eletrônica Intr@ciência, ISSN 2177-3645, publicação multidisciplinar da Faculdade do Guarujá, recebeu QUALIS em sua área de divulgação:

ISSN Título Estrato Área de Avaliação Classificação
2177-3645 Revista Científica Intr@ciência C DIREITO Atualizado

 

Expediente

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR

Presidente
José Fernando Pinto da Costa

Vice-Presidente
Cláudia Aparecida Pereira

Diretor Geral da Faculdade do Guarujá
Prof. Marat Guedes Barreiros

 
CONSELHO EDITORIAL

Editora Responsável
Prof. Dra. Viviane Lima Martins

Coordenação de Revisão
Prof. Dra. Viviane Lima Martins

Conselho Editorial
Prof. Dra. Viviane Lima Martins (UNIESP / UNIVESP)
Prof. Dra. Danielle Pini Galvão (Universidade Anhembi Morumbi)
Prof. Esp. Marat Guedes Barreiros (UNIESP)
Prof. Esp. Aldemir Vicente de Almeida (UNIESP)