Descrição
Apresentação / Objetivo
- O Curso de Pedagogia está organizado de modo a proporcionar um conhecimento profissional situado em um espaço de contínua evolução e aperfeiçoamento que atenda:
- Ao desenvolvimento acelerado no conhecimento científico, na cultura e nas artes, assim como a presença cada vez mais marcante das tecnologias de informação e comunicação;
- A inevitável transformação das formas de pensar, sentir e atuar das novas gerações de alunos em função da evolução contínua da sociedade em suas estruturas materiais e institucionais;
- Ao avanço das investigações no campo do conhecimento propriamente do pedagogo que o capacita para intervir, experimentar e refletir sobre sua própria prática e sobre o valor e pertinência dos projetos que desenvolve;
- Ao próprio processo de desenvolvimento pessoal do pedagogo que o leva a transformar suas crenças, valores, hábitos, atitudes e formas de se relacionar com a vida e consequentemente, com a sua profissão.
Mercado de Trabalho / Perfil Profissional
- De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia - Licenciatura, o Curso destina-se à formação de professores para atuar: Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos em atividades educativas em diferentes espaços escolares e não-escolares nos quais existe a ação educativa.
Pretende-se que o egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade do Guarujá seja um profissional com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre o seu trabalho. Um pedagogo com capacidade de desenvolver pesquisas, e propor ações educativas inovadoras, intervindo e modificando as práticas sistematizadas, bem como de acompanhar e avaliar os processos educativos em espaços escolares e não-escolares.
O curso na Instituição (diferenciais)
O trabalho em proximidade com o aluno é o principal diferencial da instituição. Os professores respeitam e valorizam a diversidade cultural existente nos diferentes grupos de alunos e trabalham objetivando a ampliação do universo cultural dos discentes a partir de uma formação critico-reflexiva com denso embasamento teórico articulado à prática desenvolvida nas atividades interdisciplinares e de estágios. A formação do egresso da Faculdade do Guarujá prevê a articulação das dimensões técnica, estética, política e ética da docência. O acompanhamento ao aluno é feito desde o seu ingresso, passando pela ampliação dos seus horizontes culturais até o processo de avaliação da aprendizagem, expresso no acompanhamento das apreensões processuais de cada aluno e na possibilidade de interferências que o leve a rever conteúdos e aprimorar o seu conhecimento.
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
As disciplinas do 1º. Semestre apresentam as bases históricas e políticas da Educação Básica brasileira para a compreensão do ser humano biopsicossocial. Já no 2º. Semestre as disciplinas apresentam as bases teóricas que possibilitam uma análise do ser humano, sua percepção com o outro, uma análise da educação e a compreensão da escola como espaço sociocultural. No 3º. Semestre, as disciplinas voltam-se para a atuação do pedagogo na Educação Infantil. O 4º. e 5º. Semestres destinam-se à formação do professor para o período de 1º. ao 5º. ano da Educação Básica. No 6º. Semestre, o aluno estará voltado para a atuação com pessoas com necessidades especiais. Por fim, nos 7º. e 8º. Semestres, trabalha-se os aspectos da gestão educacional, qualificando o profissional para a direção de escolas pública e privadas de Educação Básica e nos serviços de outros setores.
Infraestrutura para o curso
O curso possui uma Brinquedoteca Universitária que funciona atendendo aos filhos de funcionários e alunos, cumprindo parte de seu papel junto a comunidade. É um espaço para atividades práticas que fortalece a formação dos graduandos.
O laboratório de informática é adequado para atender aos alunos em todas as disciplinas e nos seus projetos de pesquisa, com acesso à Internet.
A biblioteca dispõe em seu acervo obras de acordo com o Projeto do Curso, à disposição para consulta ou para empréstimos aos alunos.
Estágio Supervisionado
– O Estágio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o discente estagiário, com a mediação de um professor acadêmico, que na Faculdade do Guarujá se encontra na figura do professor orientador de estágio. A carga horária do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia – Licenciatura tem 300 horas distribuídas a partir do 3º semestre letivo ( Educação Infantil,Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação de Pessoas com Necessidades Especiais).
Atividades Complementares
- As Atividades Complementares são também um canal importante na articulação da teoria com a prática visando à integração dos conhecimentos e competências tratados nas diferentes disciplinas e principalmente integrando-as às diversas condições específicas, regionais e culturais, estabelecendo uma compreensão interdisciplinar da formação proposta. A carga horária das Atividades Teórico-práticas de aprofundamento do Curso de Pedagogia – Licenciatura tem 240 horas, agrupadas em oito categorias: Atuação voluntária/ação social ;Cursos específicos (correlatos ao conteúdo do curso de graduação);Cursos de extensão (idiomas, informática, etc.); Iniciação científica (monitoria, palestra proferida, oficinas para semanas acadêmicas, artigos em revistas científicas, pesquisas, elaboração projetos);Visitas Técnicas, palestras, participação em feiras; Atividades na Brinquedoteca; Atividades culturais (filme, livro, teatro, show, exposições de arte, museus, etc.); Representação de sala de aula ou em colegiado, CPA, etc.
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Portaria 447 de 31/03/2009
Atividades Complementares: 240 horas
Estágio Supervisionado: 300 horas
Conselho profissional:
Nota de Avaliação CPC MEC: 3 (20)
ENADE: 3 (2011)
Informações Gerais
Documento | Download |
---|---|
Estágio Supervisionado do Curso | |
Matriz Curricular do Curso | |
PPC - Projeto Pedagógico do Curso | |
Projeto Brinquedoteca | |
Projeto Interdisciplinar Integrado |
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|