CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3860 Horas

Carla Brum Carvalho (carla.carvalho@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Dados legais: RECONHECIDO pelo Ministério da Educação através da Portaria MEC nº 649 de 10 de dezembro de 2013.


O curso de Direito da Faculdade do Guarujá foi concebido para atender as necessidades de profissionalização na área jurídica da sociedade local, como uma forma participativa de contribuição social através da formação de um bom e comprometido bacharel em Direito.

O aluno do Direito da FAGU tem a possibilidade de se graduar com conhecimentos e fundamentos doutrinários e teóricos, mas, principalmente, com atuações práticas das lides jurídicas através de atuação junto ao Núcleo de Prática Jurídica que trabalha, entre outros projetos, com o Escritório Experimental onde o aluno atua em casos verídicos com acompanhamento dos advogados-professores.

A responsabilidade social e cidadã é foco do Direito na FAGU e se concretiza através da profissionalização direcionada de seus alunos, assim, todas as disciplinas são ministradas por profissionais competentes e acadêmicos graduados que acompanham diuturnamente as evoluções sociais e jurídico-sociais possibilitando a inserção do aluno na realidade de seu entorno.

Mercado de Trabalho

O advogado possui vasta área de inserção profissional, podendo atuar nas esferas públicas e privadas, em organizações não governamentais, na seara extrajudicial de solução de conflitos e na consultoria jurídica e acadêmica.

Objetivos

Coerente aos fins institucionais, o Curso de Direito é comprometido com a visão crítico-reflexivo da realidade nacional, paulista e local, formando profissionais aptos para o desempenho das carreiras jurídicas e para o exercício de cidadania comprometida com ações sociais que assegurem o acesso de qualidade das comunidades carentes aos órgãos jurídicos, alem do apoio institucional para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Município e de seus arredores.

O Curso tem como proposta, formar profissionais aptos a interpretar a realidade e enfrentar o desconhecido, com todas as competências e habilidades plenas para a inserção no mercado de trabalho. Buscar-se-á a qualidade em todas as atividades, preparando o futuro bacharel para desempenhar todas as funções inerentes à profissão.

O Curso de Direito acompanha a missão institucional de:

• formar profissionais com inteligência autônoma e comprometida aos valores éticos da conduta cidadã e profissional;

• firmar compromisso social com ensino jurídico de qualidade, com ações de responsabilidade social e visão inclusiva da dinâmica social;

• integrar pesquisa e a extensão como componentes do trinômio essencial do Ensino Superior que exige articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Portaria de autorização - MEC 649 de 10 de dezembro de 2013


Informações

Atendendo plenamente a Portaria do MEC n° 9/2004, que fixa as diretrizes curriculares dos cursos de Direito, a FAGU desenvolve os conteúdos programáticos nas diversas disciplinas previstas na sua matriz curricular e complementa sua atuação com as seguintes atividades:

(1) Estágio Supervisionado Curricular :  integra a matriz curricular do curso de Direito e deve ser realizado pelo aluno com 320 horas de atividades práticas, sob supervisão dos docentes orientadores que atuam dentro do Núcleo de Prática Jurídica da FAGU. O estágio supervisionado oferece subsídios para que o egresso ultrapasse o desafio do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e se adaptem às conjunturas práticas exigidas pela profissão.

(2) Atividades Complementares: é parte integrante do currículo para obtenção do grau de bacharel em Direito.  São necessárias a integralização de 200 horas atividade extra-faculdade, de forma tal, que o aluno obtenha conhecimento holístico. O aluno deverá realizar atividades em atuações de cunho jurídico em eventos, palestras, audiências simuladas, leitura de obras literárias, prestação de serviço voluntário vinculado ao Direito, cursos em áreas afins, cursos preparatórios, cursos de extensão e demais atividades com aderência ao universo jurídico.

(3) Trabalho Integrador e Interdisciplinar de Direito: é uma das atividades que mantém o aluno responsável pela sua atuação social e cidadã. Trata-se de um trabalho com tema escolhido pelo Colegiado de Professores sempre com cunho de Direitos Humanos, com atuação transversal em todas as disciplinas do curso, assim, o aluno passa a ter uma visão global do direito e é instigado a atuar em equipe, de forma participativa e comprometida.

Horários de atendimento da Coordenação:

- Segundas-feiras: 9:00 à 11:00 horas e de 15:00 à 21:00 horas.
- Quartas-feiras: 15:00 à 22:00 horas
- Quintas-feiras: 9:00 à 11:00 horas e de 15:00 à 21:00 horas

 

Supervisão do Trabalho Interdisciplinar do Curso de Direito (TIID):
Prof. Semíramis R. Moreira de Carvalho

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Manual do Trabalho Interdisciplinar Integrado
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Projeto do Trabalho do TCC
Projeto Interdisciplinar Integrado
Regulamento de Trabalho Interdisciplinar Integrado
Regulamento do NPJ
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Andre Cardoso Bercot
Cahue Alonso Talarico
Carla Brum Carvalho
Catia Cristina de Oliveira Bethonico
Fabricio Augusto Aguiar de A. Leme
Gustavo Abrahao dos Santos
Henrique de Campos Gurgel Speranza
-
Joao Paulo Natal
Luis Antonio Aparecido Penedo
Luiz Carlos Barnabé de Almeida
Mahui Alonso Talarico
Marcos Perez Messias
Rachel Gouveia Mitelmao
Renato de Simone Pereira
Rodrigo Santana do Nascimento
Semiramis Regina Moreira Carvalho
Wagner Camargo Gouveia