Descrição
Mercado de Trabalho
O Bacharel em Administração da FACULDADE DO GUARUJÁ poderá atuar na gestão de organizações públicas e privadas, na determinação de linhas gerais de organização e de diretrizes estratégicas relativas ao funcionamento da máquina administrativa, tendo sob sua responsabilidade o planejamento, organização, controle, coordenação e avaliação das atividades administrativas da empresa. Seu campo de atuação abrange tanto o serviço público quanto empresas privadas do setor industrial, comercial ou de serviços, o terceiro setor e organizações não governamentais, atividades de consultoria e assessoria, além de instituições de ensino.
Objetivos
Pretende-se, através de um ponto de vista real e concreto da situação atual, inserir o moderno profissional de Administração dentro dos melhores parâmetros exigidos pelo mundo globalizado e competitivo. Dessa forma, o curso marca sua presença pela qualidade de ensino.
O que se pretende é imprimir ações que conduzam à modernidade, visando uma formação especial, possibilitando a atuação dos alunos nos diversos campos da vida social e produtiva.
Para tanto, o curso se fundamenta nos seguintes princípios:
• A formação acadêmica deve desenvolver no graduando o interesse pelo conhecimento científico e à pesquisa. Ao longo de sua carreira ele deve continuar em seu processo evolutivo dentro dos princípios da administração sabendo que a formação recebida na Faculdade é apenas mais um passo de uma caminhada ao longo de sua vida.
• Para ser um bom administrador não é suficiente conhecer apenas a teoria, é necessário saber como atuar nas mais diferentes áreas, o que exige atualização contínua, tanto teórica como prática. Além disso, é fundamental um olhar para o processo de gerenciamento atual, totalmente focado para o emocional de cada indivíduo/profissional.
• É necessária a conscientização de que o futuro profissional em Administração estará sendo preparado para assumir posição de comando, diagnosticando contingências operacionais e administrativas apresentando soluções, por meio de modernas técnicas de gerenciamento, buscando flexibilidade e inovação.
• O curso se propõe a capacitar para liderança, que é um componente indispensável na preparação do profissional egresso. O administrador é aquele que através dos recursos humanos cuida da captação e capacitação de pessoas, sendo necessária a ética e a justiça, a fim de que as organizações tenham funcionários de excelente qualidade para as funções requeridas. Essa liderança deve emergir entre outras atuações, do profissional da área mercadológica, nas pesquisas, nas assessorias especializadas, consultorias, nas finanças, na gestão do processo produtivo e na elaboração de projetos de implantação de empresas, na gestão dos recursos materiais, bem como nas transações comerciais nacionais e internacionais.
No desenvolvimento das atividades do curso, procurar-se-á:
• Propiciar uma ação coletiva, com linha metodológica única norteando todo o trabalho de formação de profissionais competentes para administrar e pesquisar.
• Ter como base filosófica o respeito à pluralidade de ideias e o espírito de equipe.
• Capacitar o corpo docente e discente a uma atuação conjunta com base pedagógica, científica e profissional homogênea, com vistas à formação de profissionais para o mercado de trabalho.
• Capacitar o corpo discente para buscar constantes atualizações em sua área de atuação através do conhecimento técnico-científico envolvido, com base na bibliografia, nos periódicos, nos sistemas de consulta de informações e nos órgãos específicos.
• Fazer do curso de Administração um referencial de qualidade.
Portaria de autorização - MEC 3054 de 28 de outubro de 2003
Coordenador do curso: Geraldo Rodrigues da silva
Estágio Supervisionado Curricular
O Estágio Supervisionado constitui-se em um trabalho, cujas atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida. Tem como finalidade integrar o processo de ensino, pesquisa, aprendizagem; propiciar ao aluno experiência no mercado de trabalho; gerar trabalhos técnicos que produzam fontes de pesquisa relevante para os parceiros; aluno e organizações. O Estágio Supervisionado é parte integrante da matriz curricular, sendo obrigatório seu cumprimento com 300 (trezentas) horas totais, distribuídas em 4 (quatro) semestres a saber, 4º, 5º, 6º, 7º, e 8º com carga horária de 60 (sessenta) horas cada. Ao final do estágio o aluno deverá apresentar um relatório completo das atividades desenvolvidas para convalidação da coordenação do curso.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares Curriculares (ACC) constituem-se em pré-requisito para obtenção do diploma de graduação dos cursos da Faculdade do Guarujá, sendo sua carga horária determinada conforme diretrizes curriculares do MEC em 300 (trezentas) horas, que serão convalidadas mediante apresentação de certificação e relatórios das respectivas atividades, podendo efetivar-se por:
Atuação Voluntária: Participação em eventos sociais e/ou comunitários que estejam ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, apresentando documentação comprobatória e relatório das atividades desenvolvidas.
Cursos Específicos: Cursos Específicos, desenvolvidos no período letivo, com apresentação da certificação, acompanhado de relato de conhecimento adquirido.
Cursos de Extensão: Cursos de Extensão, desenvolvidos no período letivo, com apresentação da certificação, acompanhado de relato de conhecimento adquirido.
Visitas Técnicas: Visita monitorada a empresas, devendo ser apresentada com relatório específico da visita e a convalidação do professor.
Atividades Teóricas / Prática: Atividades desenvolvidas com orientação do professor objetivando o aprendizado.
Atividades Culturais:
- Leitura complementar de textos ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, com apresentação de resenha ou fichamento;
- Participação em debates, palestras, cursos, seminários ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, com apresentação de certificação e relatório correspondente;
- Participação em sessões de cinema ou sessões de teatro com assuntos ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, apresentando comprovação e resenha do assunto.
Cada um dos grupos especificados acima terá sua convalidação no total máximo de 50 horas.
Infraestrutura do Curso
Escritório Modelo
Em funcionamento desde março de 2010, o Escritório Modelo tem por objetivo preparar o alunato para atuar no mercado de trabalho, prestando serviços de consultoria à pequenas e microempresas, principalmente para empresas sem fins econômicos, dando suporte técnico administrativo e contábil.
Projeto Multidisciplinar
O aluno desenvolverá um trabalho multidisciplinar abrangendo as disciplinas cursadas no semestre, onde pesquisará uma empresa predeterminada evidenciando a aplicação das teorias ministradas em sala de aula com a prática desenvolvida na empresa, com acompanhamento de um professor orientador.
Laboratório Informatizado
O curso conta com laboratório específico, para desenvolvimento das aulas prática, para melhor adaptação dos alunos ao mercado de trabalho.
*Optativas: "Libras", "Formação de Novos Gestores – Comportamento Organizacional", "Gestão Ambiental", "Sistemas Integrados e Comércio", "Gestão Hospitalar".
Dados legais: Reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria 3.054 – Publicado no DOU em 28/10/03.
Informações Gerais
Documento | Download |
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Escritório Modelo | |
Estrutura Organizacional | |
Matriz Curricular do Curso | |
PPC - Projeto Pedagógico do Curso | |
Projeto Multidisciplinar do Curso |
Corpo Docente
Nome | Currículo |
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