CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Objetivos do curso:

O Curso de Pedagogia Licenciatura, em sintonia com as atuais mudanças educacionais e amparado por princípios éticos no compromisso para a formação do futuro Pedagogo, objetiva formar profissionais conscientes e capazes de responder como agentes de transformação e de inovação às necessidades da realidade educacional brasileira. A formação destina-se ao exercício competente da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional. Os profissionais de educação atuarão também na área de serviços e apoio escolar, no planejamento, na execução e avaliação de programas educativos e na coordenação de projetos pedagógicos em ambientes escolares e não escolares de fins educacionais.  Nesse sentido, o projeto pedagógico do Curso de Pedagogia Licenciatura justifica-se pela ênfase da docência, interdisciplinaridade e articulação teoria e prática como base da formação, visando atender as demandas dos setores educativos, oferecer ensino de qualidade e estar sintonizado com as transformações necessárias sócio-culturais, políticas e econômicas da sociedade brasileira.

Perfil profissional:

O profissional formado no curso Pedagogia Licenciatura apresenta competências e habilidades que caracterizam o docente comprometido com a visão e a responsabilidade da Educação no desenvolvimento do ser humano em sua totalidade. É conhecedor dos conteúdos, práticas e métodos dos processos de ensino e da aprendizagem e está  preparado para, com a necessária articulação teoria e prática,  enfrentar, com iniciativa e autonomia, os desafios do futuro da Educação, para a construção de uma sociedade mais justa e digna.

Mercado de trabalho:

O Licenciado em Pedagogia poderá atuar na docência, no planejamento, na execução e avaliação de programas educativos e na coordenação de projetos pedagógicos em escolas dos Sistemas de Ensino Estaduais, Municipais e Particulares, em Escolas de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação de Surdos pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Educação Ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional. Poderá desenvolver propostas educacionais em ambientes não escolares, áreas de projeção importantes na sociedade, como: ONGs, Tevês Educativas, Museus, Bibliotecas, Hospitais, Editoras e outros espaços com finalidade educacional. O papel do Pedagogo, hoje, é bastante amplo, cabendo a ele planejar, administrar e avaliar currículos, orçamentos e programas escolares, além de estabelecer vínculos entre instituições de ensino, comunidade, familiares dos alunos e autoridades do setor educativo em uma gestão democrática.  Na área corporativa (empresarial), o pedagogo pode atuar na formação dos funcionários -  atividade ligada ao setor de Recursos Humanos.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo