CURSOS




Ciências Biológicas

Graduação: Licenciatura






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação/Objetivo

A FIP oferece o Curso de Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura, reconhecido pelo Ministério da Educação desde 2010, pela Portaria nº1918. Com uma ampla gama de possibilidades fascinantes de atuação, o graduado em Ciências Biológicas permeia não só pela pesquisa científica, como pela docência. A diversidade de áreas de aplicação estende-se pela saúde, tecnologia, meio ambiente e educação, em instituições públicas e privadas, num mercado emergente e cada vez mais exigente na especialização e qualidade profissionais.

Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

Das mudanças estruturais operadas no mundo globalizado emergiu uma nova cultura ecológica e educacional que inclui a valorização da qualidade e a integralidade do meio ambiente. Essa nova situação exige dos profissionais de Ciências Biológicas, uma visão mais abrangente da relação Homem/ambiente e requer um perfil profissional que abranja uma formação crítico-generalista, ética, humanística e cidadã. A estrutura curricular do Curso assegura uma formação teórica e técnico-científica, capaz de proporcionar uma reflexão analítica e crítica planetária, sob os contextos político, social, étnico e cultural, necessários ao exercício de suas atividades profissionais.

O Curso na Instituição

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas segue o princípio da complexidade crescente dos conteúdos, inserindo os assuntos por meio de pequenos passos, que devem ser aprendidos, analisados e vivenciados pelo posicionamento crítico do aluno, sendo o professor, o facilitador desse processo. Desse modo, harmoniza as disciplinas que compõem a sua grade curricular, como um facilitador no processo de ensino/aprendizagem e, promove a interdisciplinaridade em cada semestre letivo, tão necessária e importante na formação do futuro professor e de seu exercício profissional. 

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Os conteúdos básicos do Curso estão ligados aos Processos Físicos, Químicos e Biológicos que reúnem saberes teórico-práticos e fundamentação científica das bases celulares e moleculares, dos processos fisiológicos, estruturais e funcionais dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos; formação e desenvolvimento embrionário e anatômico; questões socioambientais, éticas e filosóficas; aspectos zoológicos, botânicos e evolutivos que permeiam a relação ser vivo/ambiente, de modo a valorizar a abordagem ecossistêmica sustentável. Os conteúdos de formação específica, relativos à Saúde e Educação, como higiene, saúde, cidadania, língua brasileira de sinais, a prática de ensino, a psicologia, a didática e as pesquisas fundamentam a formação profissional e desenvolvem o gosto pela criação e a aplicação de suas metodologias.

Infraestrutura para o Curso

A FIP possui instalações adequadas à proposta do Curso, como laboratórios específicos dotados de equipamentos e instrumental necessários à realização de aulas práticas, acervo anatômico, zoológico e geológico, modelos, herbário, laboratório de informática, salas de estudo, biblioteca, equipamentos áudio-visuais para apoio às aulas teóricas e, auditórios para conferências de especialistas.

Estágio Supervisionado

O estágio é um vínculo educativo-profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedagógico e do itinerário formativo do educando. Visa assegurar, aos graduandos, a experiência do exercício profissional em ambientes escolares, para que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competência para a docência na educação básica. Estão previstas 400 horas de estágio curricular supervisionado, realizadas a partir do quarto semestre do Curso.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas vivenciadas pelos discentes, direcionadas ou não pelos docentes, que têm como finalidade ampliar os conhecimentos no âmbito escolar, social e profissional. São realizadas, em sua maioria, fora da sala de aula e do horário de aulas, de modo a dosar as diversas práticas, como: visita a museus, feiras e exposições, participação em congressos, seminários, simpósios, palestras e demais eventos acadêmicos, científicos e culturais. São realizadas ao longo do Curso, desde o seu início, durante cada semestre, totalizando, ao final, 200 horas.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Portaria nº1918 de 18/11/2010

Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Supervisionado: 400 horas

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo