CURSOS




Sistemas de Informação

Graduação: Bacharelado






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. O bacharel em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações, e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores. Nas redes internas das empresas e outras instituições, assim como na internet, monta e gerencia bancos de dados e ainda desenha páginas de sites, trabalho que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, seja de comércio, indústria ou de serviços. É fundamental que esse profissional tenha domínio do idioma inglês, já que praticamente todos os programas o utilizam.


Mercado de Trabalho

Esse é um mercado que vive uma demanda constante em razão da popularização da internet e do uso crescente dos sistemas de tecnologia da informação. O bacharel encontra trabalho na área de suporte técnico (hardware e software), na criação e monitoramento de programas de segurança da informação, manutenção e monitoramento de bancos de dados até como analistas e programadores. Empresas especializadas como Totvs, IBM, Microsoft e Google são tradicionais empregadoras.


O que é a profissão?

É um mercado em constante crescimento em razão da popularização da internet e do uso crescente dos sistemas de tecnologia da informação.  O Bacharel em Sistema de Informação tem uma ampla formação em gestão e análise de negócios, sendo capaz de: Projetar sistemas competitivos e eficazes; Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global; Criar arquitetura de informação que apoie os objetivos da organização; Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio; Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável.


Área de atuação do profissional

Após sua formação o aluno estará apto a ocupar os diversos cargos da área de atuação de Sistemas de Informação desde cargos de liderança como Gestor de Negócios, Analista e Projetista de Sistemas, bem como na área de Suporte Técnico (software, hardware e redes).


Objetivo

O objetivo geral do curso de Sistemas da Informação da Faculdade de Duque de Caxias é de formar profissionais capacitados a identificar e solucionar problemas no campo tecnológico da computação e informática e, atuar, de forma segura, ativa e crítica, em um mercado de trabalho que sofre transformações aceleradas, bem como contribuir no avanço científico e tecnológico do ambiente onde estiver inserido, sabendo lidar com as dimensões humanas e éticas que estão envolvidas frente aos avanços da tecnologia.


 Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

 A exigência básica para quem vai ingressar no curso é gostar muito de matemática. Cálculos e raciocínio lógico acompanham o aluno durante os quatro anos de curso. Entre as matérias específicas estão linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial. Estágio e um projeto de conclusão de curso são obrigatórios.


Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo