Diadema: Alunos de Direito participam de Simulado da ONU

Data: 07/05/2019 | 0 Comentário

No último dia 10 de abril, os alunos do 9º período do curso de Direito da Faculdade Diadema- FAD, Jairo Marçal, Antonio Rogero, Anderson M. dos Santos, Matheus Pedrosa, César Luiz Serafim, Valdiney de Pontes, Simone Diógenes, Maria Heloisa Larsen, Cíntia de Andrade, Fernando de Souza e Rodrigo Schitz, participaram do II Simulado do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas-ONU.

O evento foi idealizado pelo professor de Direito Internacional Dr. Antônio Márcio da Cunha Guimarães, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC, no entanto, este ano o vento foi realizado na Universidade Paulista - UNIP, no campus da Marquês, no bairro da Água Fria, organizado pelo professor Dr. Miguel Marques.

O simulado contou com a participação de alunos da graduação da PUC/SP, UNIP, Universidade São Francisco - USF, Faculdade de Caieiras, Faculdades Integradas Rio Branco e da FAD, cuja participação será certificada e atribuirá 10 horas complementares aos graduandos.

Os alunos da FAD foram orientados pela professora de Direito Internacional Sibele Walkiria Lopes, que coordenou dois grupos que representaram no simulado o posicionamento internacional da Bélgica e da Inglaterra no que tange à Crise da Venezuela na atualidade. Sendo três alunos para representar cada país.

Os alunos, após adquirirem embasamento teórico sobre a relevância do Direito Internacional Público e da instituição e funcionamento da Organização das Nações Unidas, foram orientados a pesquisar sobre o breve histórico dos dois estados e do posicionamento de cada uma sobre a crise na Venezuela, com base nos princípios e propósitos contidos na Carta da ONU e estabelecer medidas a serem adotadas em possível atuação do Conselho de Segurança para aplacar a crise.

Após essa coleta de dados, foi redigido o Documento de Posição Oficial do Estado - DPO sobre a questão da Venezuela, trabalho prévio realizado para ser apresentado no simulado. Os alunos representaram com muita eloquência a Faculdade Diadema no evento.