Publicações

Diadema: FAD inicia ano letivo com capacitação docente

Data: 13/02/2019 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Na quarta-feira, 06 de fevereiro, a Faculdade Diadema - FAD reuniu seus docentes para abertura de semestre e promoveu capacitação docente com a temática "Metodologias ativas da aprendizagem e as tecnologias da inteligência na docencia superior", proferida pelo professor convidado Marcelo Clemente, mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília.

Marcelo é especialista em Desenvolvimento Cognitivo e possui graduação em Pedagogia. É mediador licenciado pelo Feuerstein Institute – Jerusalém Israel, para aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI – Nivel I e II). Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e business partner, apoiando diferentes segmentos como mercado financeiro, tecnologia, comunicação, serviços, educação, indústria e comércio.

O encontro foi aberto pelo diretor geral da FAD, prof. Ewerton Visotto, que deu as boas-vindas aos docentes, apresentou os números da instituições e algumas propostas institucionais para o primeiro semestre de 2019. Para o diretor "a faculdade vem numa crescente dentro de Diadema e isso é fruto do trabalho realizado pelos professores em sala de aula e pela participação da Instituição na comunidade local."

Ao anunciar o convidado, prof. Marcelo Clemente, o diretor deixou a cargo do mesmo a dinâmica que trabalhou temas como: mapas mentais, sala de aula invertida, metodologias ativas e estudo híbrido.

Em sua fala, prof Marcelo abordou que, "queremos levantar na sala de aula invertida, pensamentos diferentes. Propondo enxergar uma lacuna diferente frente ao que foi visto, sendo o professor um mediador que fecha a aula abordando um pouco de tudo que foi levantado nas discussões realizadas ali."

Ressaltou, no decorrer do encontro que estão entre as metodologias ativas:

- realidade virtual e realidade aumentada;

- Problem based learning (aprendizagem baseada em problemas);

- Project based learning (aprendizagem baseada em projetos);

- Sala de aula invertida Flipped Classroom;

- Júri Simulado;

- Team basead learning (aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa);

- Ensino híbrido;

- Aulas apoiadas por vídeo e blog;

- Gameficação;

- Método Jigsaw.

Encerrou a noite com uma abordagem sobre o professor mediador. "O acompanhamento apropriado para trajetória é fator crítico. Apresentar questões provocadoras que propiciem o debate, incentivar a colocação das dúvidas, checar a compreensão dos conceitos e mediar as discussões nos grupos são atribuições indispensáveis do professor que acompanha a turma mais de perto."

Finalizado o encontro, o diretor da FAD desejou a todos um excelente início de semestre, produtivo e harmonioso.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!