-
Seja o primeiro a comentar!
Diadema: FAD inicia ano letivo com capacitação docente
Data: 13/02/2019 | 0 ComentárioNa quarta-feira, 06 de fevereiro, a Faculdade Diadema - FAD reuniu seus docentes para abertura de semestre e promoveu capacitação docente com a temática "Metodologias ativas da aprendizagem e as tecnologias da inteligência na docencia superior", proferida pelo professor convidado Marcelo Clemente, mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília.
Marcelo é especialista em Desenvolvimento Cognitivo e possui graduação em Pedagogia. É mediador licenciado pelo Feuerstein Institute – Jerusalém Israel, para aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI – Nivel I e II). Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e business partner, apoiando diferentes segmentos como mercado financeiro, tecnologia, comunicação, serviços, educação, indústria e comércio.
O encontro foi aberto pelo diretor geral da FAD, prof. Ewerton Visotto, que deu as boas-vindas aos docentes, apresentou os números da instituições e algumas propostas institucionais para o primeiro semestre de 2019. Para o diretor "a faculdade vem numa crescente dentro de Diadema e isso é fruto do trabalho realizado pelos professores em sala de aula e pela participação da Instituição na comunidade local."
Ao anunciar o convidado, prof. Marcelo Clemente, o diretor deixou a cargo do mesmo a dinâmica que trabalhou temas como: mapas mentais, sala de aula invertida, metodologias ativas e estudo híbrido.
Em sua fala, prof Marcelo abordou que, "queremos levantar na sala de aula invertida, pensamentos diferentes. Propondo enxergar uma lacuna diferente frente ao que foi visto, sendo o professor um mediador que fecha a aula abordando um pouco de tudo que foi levantado nas discussões realizadas ali."
Ressaltou, no decorrer do encontro que estão entre as metodologias ativas:
- realidade virtual e realidade aumentada;
- Problem based learning (aprendizagem baseada em problemas);
- Project based learning (aprendizagem baseada em projetos);
- Sala de aula invertida Flipped Classroom;
- Júri Simulado;
- Team basead learning (aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa);
- Ensino híbrido;
- Aulas apoiadas por vídeo e blog;
- Gameficação;
- Método Jigsaw.
Encerrou a noite com uma abordagem sobre o professor mediador. "O acompanhamento apropriado para trajetória é fator crítico. Apresentar questões provocadoras que propiciem o debate, incentivar a colocação das dúvidas, checar a compreensão dos conceitos e mediar as discussões nos grupos são atribuições indispensáveis do professor que acompanha a turma mais de perto."
Finalizado o encontro, o diretor da FAD desejou a todos um excelente início de semestre, produtivo e harmonioso.
Seu endereço de e-mail não será publicado.