UNIESP – Diadema: I Ciclo do Observatório Cultural acontece na biblioteca da FAD

Data: 25/08/2016 | 0 Comentário

Na abertura do I Ciclo do Observatório Cultural da Faculdade de Diadema – FAD, no dia 23 de agosto, a biblioteca da IES recebeu o compositor, intérprete e cantor Emerson Félix para a realização de um debate com o tema:” Intolerância Religiosa”.
Organizado pela bibliotecária Juliana Pires e pelas alunas Marta Bonfim e Elaine Correa, do curso de Pedagogia, o encontro reuniu alunos do 5º e 6º semestres do referido curso com propósito de inquietar o futuro educador a respeito de questões que envolvem religião.
“A proposta é abrir a biblioteca para o convívio cultural nas suas mais diferentes vertentes e, desta vez, recebemos o debate e apresentações de música. Os alunos puderam questionar e se posicionar sobre o tema. Discutiram com o palestrante, que fez sua explanação num espaço em forma de arena, ficando em pé no centro da biblioteca, rodeado pelos participantes”, comenta a bibliotecária Juliana.
Os professores Alexandre Nascimento, Gilda Sabas, Simone Almeida e o diretor da IES, professor Ewerton acompanharam o debate.

“O importante foi ver e descobrir que o que pensamos deve ser investigado para saber sua real veracidade, pois, com a fala do convidado, vimos que muitas situações são meramente preconceituosas e não podemos pensar, tão menos agir, na educação desta forma. Em meio a discussões, percebemos que o tema mexeu com todos os presentes”, comenta a aluna Marta Bonfim.
“Precisamos promover esta inquietação nos alunos, futuros educadores, desmistificando a questão religiosa na educação. Este espaço está aberto e é o primeiro de muitos temas que serão expostos para a comunidade acadêmica. Queremos isso mesmo: promover o pensar, a inquietação e a reflexão”, salienta o professor Ewerton.
Houve momentos acalorados no debate que foram úteis para salientar a importância da biblioteca como espaço democrático, reflexivo, cultural, artístico e educacional. Na sequência, a apresentação musical da aluna Luzinete Santos trouxe músicas de cantoras que expressavam a questão religiosa.
O próximo encontro tratará do tema “a Cultura a partir da Mestiçagem” e acontecerá no dia 25 de agosto às 19h.