UNIESP – Diadema: Aluno com distonia muscular forma-se em Letras pela FAD

Data: 09/09/2016 | 0 Comentário

Na última semana, a Faculdade Diadema – FAD foi palco de uma grande conquista, reflexo da superação e determinação. O aluno Robério de Oliveira, estudante de Letras, superou mais uma etapa de sua vida: terminou o curso e colou grau num momento de muita emoção.

Robério é um aluno muito especial para faculdade, pois sofre de uma doença chamada distonia muscular e, por isso, seu cérebro não responde aos comandos motores dos membros. Foram 4 anos de luta e empenho até chegar no momento de conclusão do curso.

Há um ano, a repórter Ana Brito do Programa Bem Estar – Rede Globo, acompanha a luta de Robério para superar desafios e buscar a cura para a distonia.

“Robério ingressou na faculdade em 2012 no curso de Letras e desde então tem mostrado seu potencial na compreensão, na arte do desenho e escrita. Mesmo antes de entrar na faculdade, ele participou das olimpíadas de matemática, com média em torno de 7, 8. Gostava muito de história, o que justifica sua capacidade em Literatura”, comenta a professora Lucrécia Machado Andrade, docente da FAD que o acompanha desde o ensino fundamental.

“Realmente o Robério é um aluno que nos prova a vontade e capacidade de superar desafios, enfrentar limites. Mostra o quanto é gratificante exercer o papel de educador nesta troca de conhecimentos. Aprendemos muito com ele nestes anos todos” comenta a professora Regina Loreto, coordenadora de curso.

No dia 29 de agosto, a FAD participou de mais um feito junto ao aluno, em cerimônia reservada, realizou a colação de grau especial do aluno. O diretor da faculdade, professor Ewerton Visotto, presidiu a cerimônia, lendo o juramento do licenciado em Letras e, Robério, com a mão direita estendida, assumiu o compromisso de ser um educador licenciado em Letras. ” Um momento para ficar na história da faculdade”, disse o diretor.

Confira a matéria que conta sua trajetória: https://globoplay.globo.com/v/5272928/