Publicações

UNIESP – Diadema: FAD realiza bate-papo político-acadêmico

Data: 19/09/2016 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A Faculdade de Diadema – FAD mais uma vez abriu as portas da IES para cumprir seu papel social junto aos alunos e à comunidade próxima, trazendo mais uma questão de relevância para ser discutida dentro da unidade.

Desta vez, repetindo uma ação realizada anteriormente, em 2012, a FAD trouxe os candidatos à Prefeitura de Diadema para um bate-papo a respeito de suas plataformas e planos de governo, tendo sido o modelo escolhido em detrimento do debate para que o propósito acadêmico se cumprisse sem dar espaço para ataques entre os postulantes.

Para o evento, foram convidados os 9 candidatos ao cargo: o empresário Taka Yamauchi (PSD), o ecologista Virgílio Alcides de Farias (Rede), José dos Santos Cruz (PSOL), Professor Ivanci (PSTU), Vandival Ferreira (PCO), os vereadores Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT) e Wagner Feitoza, o Vaguinho (PRB), além do atual prefeito, Lauro Michels (PV), sendo que apenas o candidato do PCO não compareceu ou justificou ausência.

O evento foi mediado pela jornalista Ilana Alves, do portal vilanovaconceicaosp.com.br, que conduziu com maestria o bate-papo. A mediadora, antes de começar o encontro, reuniu-se com todos os candidatos numa sala em particular para se apresentar e explicar como seria dirigido todo o evento, tomando o cuidado de sanar todas as dúvidas quanto ao propósito do mesmo.

Ilana abriu o evento informando que o encontro tinha por objetivo trazer para comunidade acadêmica o compromisso de exercer a cidadania consciente, entendendo e analisando as propostas norteadores para o exercício do voto consciente. A seguir, a jornalista apresentou os candidatos presentes, que foram dispostos de acordo com a ordem em que estão cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e explicou a mecânica do bate-papo: cada candidato deveria sortear uma bolinha, numerada de 1 a 6, e explicar sua plataforma para o tema apresentado, sendo: 1 – saúde, 2 – educação e cultura, 3 – moradia, 4 – transporte, 5 – emprego, 6 – segurança.

O professor Ewerton Visotto, diretor da faculdade, então, falou um pouco sobre o intuito da FAD em promover o bate-papo e sobre as responsabilidades da faculdade junto à comunidade e aos alunos. “O evento cumpre um papel de cidadania, trazendo ao ambiente acadêmico o dever de cidadão de cada aluno. Foi um desafio para a unidade realizar o evento e reunir todos os candidatos do município em um só lugar, no mesmo horário e com um único objetivo: trazer suas propostas ao pleitear o cargo de prefeito de Diadema para toda a comunidade acadêmica. Exercitamos a democracia na qual todos tiveram oportunidade de expor sua plataforma política. Foi um exercício acadêmico político que mobilizou grande parte da equipe técnico administrativa, corpo docente e discente, coordenadores e sociedade civil. Agradecemos a todos os envolvidos que não mediram esforços para realização deste Encontro. Com certeza foi um marco na história da Instituição e do pleito eleitoral 2016 de Diadema”.

Durante as atividades, os alunos mostraram-se muito interessados e empolgados por terem a oportunidade de conhecer a fundo as plataformas políticas de cada um dos candidatos. Mônica Speciani, do 9º semestre de Direito, disse acreditar na importância do evento que contribui para a sociabilização da comunidade e pediu que o evento se repita não apenas em épocas de eleição, mas durante os mandatos também, para que o futuro prefeito ouça o que a população tem a falar.

Jeisa Benício, também do 9º semestre de Direito, disse ter ficado empolgada com o evento, mas alertou para a necessidade de abrir o espaço para toda a população de Diadema, pois são raras as oportunidades que a população tem de estar cara a cara com um candidato enquanto ele expõe suas plataformas.

A aluna Jussara Pereira Carvalho, do 6º semestre de Administração, comentou “o maio público de Diadema está na faculdade; e somos nós os interessados no futuro da cidade. O bate-papo foi muito amplo e mesmo que já tenhamos uma opinião formada, o evento trouxe uma luz a algumas questões que não estavam tão claras”.

Ao fim das explanações, Ilana convidou os candidatos a falar sobre o tema sustentabilidade, que foi abordado de diferentes formas por cada um dos presentes.

Por fim, a mediadora leu para todos os presentes o manifesto abaixo e finalizou o evento agradecendo aos candidatos, seus correligionários, à Guarda Municipal, Polícia Militar e todos os alunos e professores presentes.

MANIFESTO AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE DIADEMA

Nós, discentes, docentes e colaboradores da Faculdade de Diadema, viemos por meio desse manifestar nossas preocupações para serem refletidas pelos Srs. Candidatos a prefeitura da cidade de Diadema.

Nossas indagações são as mesmas de grande parte dos moradores de Diadema, na qual fazemos parte como fomentadores do conhecimento em prol do desenvolvimento regional. É notório que a cidade de Diadema, assim como grande parte das cidades Brasileiras passam por muitos problemas na prestação do Serviço Público, sejam eles através da Saúde, Educação, Cultura, Moradia, Transporte, Emprego e Segurança. Que a condução da prefeitura pelo próximo gestor seja respaldada pela ética que norteia as relações humanas e principalmente pela qualidade nos gastos dos recursos públicos. Que o processo de escolha de gestores de secretaria seja respaldado pelo conhecimento técnico e não puramente por convenções partidárias que pode trazer prejuízo a administração pública, no qual temos vários exemplos.

No tocante a segurança, que a Guarda Cível de Diadema cumpra seu papel constitucional de zelar pelo bem público e segurança em parceria com as outras forças de segurança, com uma maior integração para mais que reprimir, educar. Sobre moradia, que os recursos sejam submetidos a construção de moradias de quem realmente precisa. Sobre Saúde, ressaltamos a necessidade de investir em infraestrutura nas UBS e nos hospitais regionais e na contratação e qualificação de profissionais que realmente tenha paixão pelo próximo.

No tocante ao transporte que haja mais qualidade e gestão nas empresas, principalmente nos horários de pico no terminal de Diadema, no qual se demora mais de 30 minutos para embarcar nos ônibus. Sobre Emprego, que a prefeitura perceba a vocação regional do município que deixou de ser a muito tempo uma “cidade dormitório” e passou a ser um polo de desenvolvimento em várias áreas, que sejam oferecidos cursos e formações para os novos e antigos empreendedores. E, para finalizar, sobre Educação e Cultura, que o futuro prefeito tenha a ciência de que a educação é o melhor caminho para resolver grande parte dos problemas do país e pratique politicas públicas a fim de aumentar a qualidade do ensino com a valorização dos profissionais da educação e com a integração maior com instituições de ensino particulares, na qual nos inserimos para firmar parceiras para ensinos técnicos e profissionalizante, sobre a Cultura, Diadema sempre foi um polo de cultura, que continue com os investimentos em apresentações regionais para valorizar os munícipes da cidade, com a menor burocracia para se fazer um espetáculo na cidade.

Entendemos que esses pontos são importantes, mais não únicos e que os candidatos tenham a convicção de que governam para o povo e não para grupos específicos.

Por fim, agradecemos a todos pela participação e a Faculdade de Diadema estará sempre a disposição da nossa cidade para fomentar conhecimento para que seja cumprido um dos valores da IES que é ajudar no desenvolvimento regional.

Diadema, 15 de Setembro 2016.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!