UNIESP – Diadema: 3° Encontro do I Ciclo do Observatório Cultural FAD – Oficina de Cartoon

Data: 20/09/2016 | 0 Comentário

Aconteceu no dia 15 de setembro o 3º encontro do ciclo que integra a programação do Observatório Cultural da Faculdade Diadema – FAD, com atividade ministrado pelo aluno Renato Moreno, aluno do curso de Marketing e ilustrador.

O professor Ewerton Visotto, diretor da IES, e a bibliotecária, Juliana Pires, abriram a oficina recebendo os alunos do curso de Marketing, expondo objetivos e calendário das atividades que vêm ocorrendo no programa do Observatório Cultural, entre eles o de construir vivência acadêmica e refinar o perfil dos pesquisadores em graduação, explicando que o espaço da biblioteca tem se mostrado um organismo vivo, que está além dos livros e tem sido gerador de cultura e socialização.

Renato ministrou uma oficina de cartoon sob orientação do professor e coordenador do curso de Marketing Rogério Daniel Salgado de Oliveira, e mostrou as principais técnicas utilizadas para a criação de personagens.

O ilustrador iniciou a oficina falando sobre suas influências e inspirações para a escolha de sua carreira, os lugares onde pode desempenhar seu trabalho, parcerias profissionais que foram estabelecidas até o momento, a construção profissional com base na busca incessante de informações, a necessidade de ter disciplina e metas bem definidas no processo criativo e na sua produção. Desta forma, a visualização da rotina de um ilustrador foi colocada sob holofotes, para ser analisada e compreendida. Através da oficina, foi possível observar como é possível imprimir sua identidade no processo de criação, salientando que a liberdade de expressão através dos traços também requer disciplina, metas e organização.

No decorrer da oficina foi proposto que os alunos participantes realizassem desenhos com os principais traços utilizados para a criação inicial dos cartoons, assim, cada participante elaborou o seu próprio desenho, seguindo as orientações.