Publicações

UNIESP – Diadema: FAD promove Semana do Outubro Rosa

Data: 03/11/2016 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Na última semana, de 24 a 28 de outubro, a Faculdade Diadema – FAD realizou a Semana do Outubro Rosa em suas instalações. Segundo o Instituto Neo Mama, a história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em NY 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). A partir de 1997 outras entidades começaram a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Tal ação vem repercutindo mundo afora e no Brasil ganha proporções consideráveis ano a ano.

Construída a várias mãos, a FAD realizou sua primeira Semana do Outubro Rosa, levando em consideração a sensibilização quanto ao câncer de mama e, também, ao empoderamento da mulher no mercado de trabalho.

Foram mais de 1.000 atendimentos entre exames, palestras e workshops, onde profissionais de gestão, educação e saúde falaram à comunidade acadêmica e comunidade externa, as temáticas decorrentes da prevenção não só do câncer de mama, mais também do câncer de colo de útero, reto e de pele, sendo casos que, tratados a tempo, auxilia no combate à este mal.

A programação contou com os seguintes temas e ações:

– Workshop: “Medicina integrativa x estresse”, com Wallace Pinheiro – coaching em saúde e especialista em medicina integrativa pela Instituto Israelita de Ensino Albert Einsten, com 6 anos de experiência em terapia na aplicação da técnica jin shin jyutsu. O profissional explorou com alunos e professores o autoconhecimento com propósito de sensibilizar a todos no alinhamento corpo, mente e saúde. “Trata-se de uma terapia não invasiva que permite ao ser humano se autoconhecer e trabalhar ações em prol de seu bem-estar e, consequentemente, do que estão ao seu redor. São 7 os alicerces para estudos e neste primeiro momento falamos de um mal que acerca quase 100% da população, o estresse. O importante é fazer com que todos possam refletir e buscar melhorias de qualidade de vida, assim penso que melhoras surtiram e meu propósito foi atendido” relatou o profissional.

– “Mulher: entender e combater o câncer de mama, de colo de útero, reto e de pele”, com Ana Carolina Machado de Andrade, enfermeira residente multiprofissional em atenção com o Câncer pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC. A enfermeira alertou sobre a importância da prevenção e, mais do que isso, do conhecer os mitos e verdades sobre o câncer, mostrando dados estatísticos de tratamento com resultados positivos a partir do momento da descoberta em estágio inicial da doença. Colocou em pauta a importância do “toque” e dos cuidados necessários para um tratamento correto e eficaz.

– Autoexame da mama, explicação e realização de ultrassom mamário, com a participação do Dr Ricardo Yoshio, médico voluntário da ONG Organização Cidadão, que montou uma estrutura para realizar os exames de ultrassons das mamas e teve uma conversa com todas presentes sobre como fazer o autoexame de forma caseira e, na identificação de algo anormal, procurar um especialista. “É importante a mulher que tem em sua família casos de câncer de mama realizar exames a partir dos 25 anos, quanto antes souber de algo, a cura é certa. Já mulheres sem precedentes na família, pode ser feito o primeiro exame a partir dos 40 anos, porém, é importante que todas façam. É uma doença que, se tratada, melhora a qualidade de vida de todas e tem grandes chances de cura”, disse Yoshio. Dos exames realizados, 83% demonstraram saúde, 17% foram encaminhados para mais análises, pois no ultrassom houve diagnóstico de necessidades de procedimentos para melhor conhecimento de resultados e sanar riscos à saúde da paciente.

– “Profissão Mulher. A mulher no mercado de trabalho, opções, condições e reconhecimento”, com a educadora Célia Magalhães de Souza, mestre em Educação, trouxe para discussão o papel da mulher na sociedade, polemizando o chamado feminismo e dando à categoria o real valor de seu potencial enquanto mulher e profissional num mercado que ainda tem preconceitos. “A mulher não é um bibelô, ela tem competências e habilidades que demonstram seu crescimento e reconhecimento no mercado de trabalho. É importante que cada uma entenda seu potencial e faça assim valer, afinal, se buscamos uma sociedade igualitária, vamos, primeiramente, nos autovalorizar e destacar nossos diferenciais. A mulher, por si só, é um diferencial”, ressaltou a profa. Célia.

– Diabetes, um mal controlável, um parceiro da FAD, a Farmácia de Manipulação Malheiro, do Roberto Malheiro, esteve presente na Semana do Outubro Rosa e realizou exames de glicemia, hepatite C e pressão arterial de todos os alunos que por ele passaram. Foram dois dias intensos de atividades desta equipe que pôde diagnosticar em jovens alunos, problemas graves das doenças acima citadas, orientando como proceder a quem procurar. “Teve um caso específico de uma jovem de 22 anos, que teve glicemia alterada na gravidez e não se deu conta que precisava de tratamento. Ao aferir seu índice glicêmico, vimos que ela está diabética e precisa de tratamento o quanto antes. Este foi nosso objetivo, participar desta Semana e poder contribuir para prevenção de saúde dos alunos e seus parentes”, afirmou Malheiro.

– “Mulher, um seguro pensado para você”, foi abordado pelo diretor da Mapfre Seguros, Renato Rezende, que falou sobre as estratégias visualizadas pela empresa para desenvolver produtos pensados no público feminino. Em sua palestra desafiou os alunos a pensar em como desenvolver estratégias sem preconceito, enxergando oportunidades para o público em questão. Abriu possibilidades de estágio aos discentes e se colocou à disposição para debater a temática.

– “A mulher na liderança”, com Myrian Regazzo, psicóloga e professional coach, especialista em Neuropsicologia pelo CDN – Centro de Diagnóstico Neuropsicológico pela UNIFESP, é mestranda em neurociências e cognição pela UFABC, consultora empresarial no segmento de trânsito e transporte, abordou a necessidade do autoconhecimento para liderar, a capacidade da mulher em exercer cargos antes direcionado aos homens e, que agora, requer um tato feminino. Trouxe à baila questões de sua carreira profissional junto ao ramo de trânsito e transporte, um segmento polêmico na atualidade quando se fala de mobilidade urbana. “O que se precisa são de profissionais qualificados que entendam o potencial humano, explore suas características e valoriza sua cultura, agregando à empresa formas customizadas de ações para se despertar no mercado. Em meus estudos, trago a neurociência como ferramenta para melhorias em relacionamento e atitudes”, relatou a psicóloga.

A Semana ainda teve a presença de profissionais de beleza, tratando a autoestima da mulher.

Como houve uma participação de colaboradores, professores, alunos e comunidade, muitos foram os sentimentos sobre o evento:

Para Eveline Gandra, “a oportunidade de realizar um ultrassom da mama no local onde trabalho, mostrou o cuidado da instituição com os funcionários e não só por isso, pude trazer minha mãe e vizinhas para realização do exame que muitas vezes, em caso de atendimento público, pode demorar até um ano. Só tenho a agradecer”

O aluno Rodrigo Lima do curso de Direito, “achei a iniciativa da faculdade extremamente importante, pois colocou em prática um tema que está na mídia, tangibilizando o mesmo para todos nós alunos. Nunca houve uma atitude desta dentro da faculdade, me faz sentir o quanto somos vistos e valorizados enquanto alunos. A faculdade está de parabéns”.

O professor Rogério Salgado e também coordenador de curso, “esta atitude torna um diferencial que coloca a Faculdade à frente no município de Diadema, afinal, trabalhar um tema que, no momento, está em voga, de forma diferenciada, atento na questão da saúde, mas, também, no empoderamento da mulher, é mesclar o acadêmico com o ambiente profissional, fazendo o aluno pensar e refletir”.

Para o diretor da FAD, prof. Ewerton Visotto, “o desafio de organizar esta Semana precisou envolver vários braços, tanto da equipe técnico administrativa, acadêmica e parceiros, afinal, unir forças para uma causa tão nobre é necessário para o alcance de objetivos. A comunidade acadêmica e seu entorno são focos que precisam ser atendidos e nossa instituição tem este papel social. Nosso aluno passa a compreender o papel social frente ao acadêmico e o quanto isso ajuda no seu crescimento pessoal e profissional”.

A Semana fechou com resultados extremamente positivos e mostrou que a FAD cumpriu um papel importantíssimo na cidade, respeitando e incrementando seu conteúdo acadêmico e social.

Resumo da Semana: Mais de 1.000 atendimentos distribuídos em 4 palestras, 4 workshops, 4 tipos de exames realizados e ações de beleza. A Faculdade Diadema agradece o envolvimento de todos nesta ação social.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!