UNIESP – Diadema: FAD realiza o “Momento Azul”

Data: 30/11/2016 | 0 Comentário

Nos últimos dias 21 e 22 de novembro, a Faculdade Diadema – FAD realizou o “Momento Azul” dentro da instituição. A IES realizou mais de 200 atendimentos entre exames, apresentações e palestras aberta à comunidade acadêmica e externa, em parceria com a Ong Organização Cidadão, representada pelo médico voluntário Dr Ricardo Yoshio; as Farmácias Malheiro, do sr. Roberto Malheiro, e o Rotary Club Floreat Diadema.

A Ong Organização Cidadão instalou equipamentos para realização de ultrassom na região do abdômen para verificação da próstata. Trata-se de um exame rápido e que pode diagnosticar o aumento da próstata. “Neste exame, há necessidade que a bexiga do paciente esteja cheia, pois desta forma conseguimos verificar se a próstata está no seu tamanho normal ou sofreu alguma alteração. Caso tenha alteração, como tivemos em alguns casos, orientamos realizar o exame de sangue específico e, se necessário, a procura por um urologista com propósito de cuidados e prevenção”, ressaltou Dr Yoshio.

As Farmácias Malheiro, junto com o Rotary Club, vieram na unidade para realizar nos alunos e convidados da comunidade, o teste de Hepatite C. O resultado saiu na hora, bastava um pequeno furo no dedo para coleta de sangue e logo sai o resultado do exame. “A faculdade está de parabéns pelo comprometimento com alunos e a comunidade, foram cerca de 80 exames realizados e nenhum caso positivo de Hepatite C, disse sr. Malheiro já pensando em outras ações que podem ser realizadas em conjunto.

Em meio à realização dos exames, tivemos apresentações de danças de alunos do curso de Pedagogia trabalhando o “movimento” como expressão do corpo.

“Mais uma vez, o envolvimento de todos e a união de esforços sensibilizou nossos alunos e professores em temas recorrentes na mídia, como foi o caso no Outubro Rosa e agora o Momento Azul, de forma a tangibilizarmos ações que propuseram resultados a todos. Já vieram perguntar se teremos outras campanhas de prevenção para o ano de 2017, pois querem trazer amigos e parentes para dentro da faculdade. Este é nosso objetivo, divulgar a FAD e reunir toda comunidade acadêmica em prol de ações solidárias”, disse o diretor Ewerton Visotto.

Resumo do Momento Azul:

– ultrassons do abdômen para averiguar o tamanho da próstata;

– exames para averiguar Hepatite C;

– apresentações Corpo e Movimento.