Publicações

UNIESP – Diadema: Alunos veteranos e calouros da FAD participam de ações solidárias

Data: 13/04/2017 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Nos dias 25 e 26 de março, os alunos da Faculdade Diadema – FAD participaram da entrega da arrecadação dos produtos e alimentos arrecadados no Trote Solidário, no início do semestre.

A ação contou também com apresentações artísticas dos alunos, e, acolhimento e integração dos calouros e veteranos da FAD. O diretor da instituição, Ewerton Vissoto, foi quem teve a iniciativa do Projeto Acolhida, assim batizado inicialmente. O cronograma do projeto consistiu em:

1 – Acolhida dos calouros durantes os três primeiros dias de aula;

2 – Lançamento da campanha “Trote Solidário”;

3 – Mostra de talentos, que ocorreu no dia 11 de março, finalizando o último dia do Trote Solidário;

4 – Contagem de toda a arrecadação durante os dias da campanha. Fraldas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal estavam entre as doações.

 

A acolhida

Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, aconteceu a acolhida aos novos alunos da Faculdade Diadema. Professores, coordenadores, equipe administrativa e alunos participaram da ação.

No primeiro dia de aula, os calouros foram recebidos pelos coordenadores e veteranos da instituição, que deram as boas-vindas e explicaram um pouco do cenário dessa nova fase, o ensino superior. Os novos ingressantes também conheceram as instalações da faculdade e conversaram com profissionais de cada setor da instituição.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Célia Magalhães, foi quem recebeu os novos ingressantes e apresentou as metodologias acadêmicas da FAD, além de falar sobre a importância do comprometimento e organização dos alunos, afim de obter um melhor aproveitamento de si, dos professores e da faculdade.

No segundo dia de aula, 7 de março, foi preparada uma “Aula Magna” para cada curso, focando em seu diferencial. O encontro foi aberto pelos coordenadores e contou com ações promovidas pelos alunos veteranos, onde todos mostraram um grande empenho e comprometimento em mostrar o melhor do curso que escolheram estudar.

No terceiro e último dia da acolhida, o diretor Ewerton Visotto reuniu todos no auditório para dar às boas-vindas e explanou sobre o papel do aluno no ensino superior e a responsabilidade da instituição na formação de cada um. Contando o quanto o crescimento pessoal depende da vontade e determinação, associado ao conhecimento técnico e troca de experiências, e entender que todos possuem conhecimento e capacidade para aprender sempre mais.

 

O Trote Solidário

Durante o Trote Solidário, foram arrecadados cerca de 600 pacotes de fraldas geriátricas e 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene pessoal. Todos os alunos, veteranos e calouros, sensibilizaram-se e participaram da ação, organizando, recebendo e contabilizado para saber qual foi o curso que mais arrecadou doações.

O curso de Direito foi quem fez a maior parte das arrecadações, neste primeiro ano de Trote Solidário.

As fraudas geriátricas foram doadas para a ONG Organização Cidadão, que há anos trabalha em Diadema ajudando e tratando pessoas acamadas.

Para Ricardo Yoshio, médico voluntário da ONG, “esta ação estimulada pela FAD e promovida pelos alunos não tem preço para quem realmente precisa de auxílio. Nossos acamados precisam de todo carinho e atenção e, estes insumos são importantíssimos para sua recuperação ou mesmo melhora na qualidade de vida. Quero convidar a todos envolvidos a participar conosco da entrega destes kits, será muito importante. A Organização Cidadão só tem a agradecer.”

A ONG Organização Cidadão convida a todos os alunos da Faculdade Diadema – FAD para entregarem pessoalmente todas as doações aos acamados cadastrados na ONG.

Os alimentos e produtos de higiene pessoal foram doados ao Lar São José, que trabalha com crianças em Diadema. Foram necessárias cinco viagens de carro para levar todos os donativos.

Em agradecimento, a coordenadora do Lar São José, Maria Margarete Lira, remeteu uma carta agradecendo as doações e finalizou desejando que “os nossos agradecimentos se revertam em bênçãos a todos envolvidos nesse ato”.

 

Mostra de Talentos

Para finalizar a arrecadação de donativos, no dia 11 de março, os alunos promoveram uma Mostra de Talentos, com apresentações de músicas cantadas por alunos da faculdade. O evento aconteceu no pátio da faculdade e pode integrar alunos de todos os cursos.

 

 Depoimentos:

“Nosso objetivo foi atingido, sensibilizamos os alunos quanto a uma causa social, em prol do bem sem olhar a quem. Usaram de todo aporte teórico para construção de estratégias para acolhida dos ingressantes e interagiram entre si para poder fazer o melhor em nome da Faculdade. A integração entre os cursos foi fundamental para o sucesso do evento e todos estão de parabéns, construíram uma estratégia organizada em todas as etapas do processo. Assumiram esta responsabilidade e a desenvolveram com maestria. Um orgulho para nós da FAD ver o resultado deste projeto e saber que, em meio a tantos problemas, a união fez a diferença, arrecadou uma quantidade considerável de donativos e trouxe muitos sorrisos” – Ewerton Visotto, diretor da Faculdade Diadema

“A ideia de realizar uma acolhida aos novos alunos surgiu da necessidade de estreitar os laços em nosso ambiente acadêmico, pois, isso não aconteceu em momentos anteriores. Estou no 5° semestre de Administração, então, sua recepção foi muito positiva e, como o passo seguinte foi o Trote Solidário, conseguimos fazer algo, até então, inimaginável pela cultura da instituição. Isso nos proporcionou a arrecadação de 593 pacotes de fraldas geriátricas e um pouco mais de 1 tonelada de alimentos e outros itens. Fechamos o evento em bela tarde de sábado com as apresentações dos alunos na Mostra de Talentos. Posso dizer que estou muito orgulhosa de participar ativamente dessa iniciativa, foi muito motivador ver o olhar dos ingressantes, foi esperançoso ver todos aqueles itens chegando nos dias de coleta, foi libertador ver os talentos escondidos na FAD e emocionante participar das entregas nas entidades parceiras. Com a participação das ações, um mundo de oportunidades se abriram, assumimos o risco, os problemas e, vou confessar, adorei quando ouvi “toma que o filho é seu” e ver essa criação tomar forma e crescer de forma consciente. Agradeço a nova direção, principalmente, o diretor Ewerton por me proporcionar esse elo, pelos amigos de outros cursos que eu fiz, pelos vínculos com a direção, principalmente a Eveline, que criei, realmente estou muito feliz por ter auxiliado nessa ação que, modéstia à parte, foi um belo sucesso.”  – Priscila Helena Souza Cebulski, aluna da FAD.

“Sobre o trote não sei bem o que dizer, já participei de outras ações sociais, mas esta foi muito diferente, ver os colegas se interessando em participar, a integração, a disputa para ajudar o próximo, foi muito recompensador. Um dos momentos mais emocionantes que presenciei até o momento, digo isto porque ainda faremos uma visita a uma família que receberá um dos itens que arrecadamos, foi quando os colegas do curso de Educação Física chegaram com um grande volume de donativos e foi eu quem recebi e fiz a apuração da pontuação dos itens, minha emoção foi tão grande que eles não entenderam o motivo de minha comemoração por eles. No final, esta doação totalizou um montante de 25.000 pontos. Não só eles, mas eu também fiquei exaltado pela quantidade arrecadada.”  – Rodrigo Lima, aluno da FAD.

A Faculdade Diadema fecha esse evento agradecendo a todos os alunos de sua casa, todos os envolvidos, em especial todos os alunos organizadores. Foram muitos que se dedicaram para que o Trote Solidário FAD 2017-1 fosse um sucesso. Agradecimentos aos professores, parceiros e todas as entidades envolvidas. Foi um dos primeiros grandes eventos organizados pelos alunos desta comunidade acadêmica.

Parabéns ao curso de Direito que fez a maior arrecadação em pontos, tornando-se o curso campeão na dinâmica de arrecadação.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!