Diadema: "O cego nas aulas Educação Física" é tema de aula prática para os alunos de Ed. Física

Data: 17/04/2018 | 0 Comentário

No dia 19 de março, o professor Helton de Sá Souza trabalhou com os alunos do 5º e 6º semestres de Educação Física, a vivência prática relacionada à disciplina Educação Física para pessoas com necessidades especiais, com o tema "O cego nas aulas Educação Física".

O professor Helton disse que a atividade teve o objetivo de proporcionar ao aluno a vivência da inclusão de cegos em aulas regulares de Educação Física; experimentar o deslocamento sem o auxilio do estímulo visual; compreender as funções específicas a serem trabalhadas para que a pessoa com deficiência visual desenvolva locomoção adequada e segura.

Durante toda a aula alguns alunos tiveram os olhos vedados, enquanto outros podiam utilizar a visão normalmente. Após séries de experimentações sobre formas de comunicar-se sem o uso do estímulo visual, os próprios alunos deveriam conduzir (videntes) e serem conduzidos (cegos) pela instituição. Ambos os grupos foram estimulados à perceber os desafios de trabalhar de forma inclusiva. Ao final, foi realizado uma roda de discussão a fim de debater e pontuar as dificuldades e facilidades desta condição, a fim de construir possibilidades de resolução de "problemas" a partir de atividades simuladas.

Para a aluna Núbia Nazaré da Silva Gualberto foi extremamente importante, porque possibilitou a percepção de quão é importante o vivenciar experiências que tornem possível a atuação profissional de maneira consciente e responsável.

O aluno João Victor Marques relatou ser extremamente válido vivenciar os dois lados, conduzir e ser conduzido "o que realmente pude aprender é que devemos ter sensibilidade para com estes indivíduos e compreender que apesar da cegueira são totalmente capazes de realizar qualquer atividade, desde que o ambiente esteja integrado ao mesmo", disse o aluno João Victor.