Diadema: Alunos de Administração e Contábeis fazem nova ação do Imposto de Renda Solidário

Data: 13/04/2018 | 0 Comentário

Neste mês de abril, os cursos de Administração e Ciências Contábeis, sob a coordenação do Prof. Reginaldo Fajardo com apoio de docentes e discentes, inovaram e lançaram novamente a Ação do Imposto de Renda Solidário.

Desta vez, em parceria com o Shopping Praça da Moça, fechou uma agenda de orientações referentes à Declaração do Imposto de Renda, ano base 2017, nos dias 07 e 14 de abril, das 10h às 18h, na praça de eventos do Shopping. Lá, orientado por professores, os alunos poderão atender aos contribuintes que tenham dúvidas de como preencher corretamente sua declaração.

O Projeto consiste em capacitação dos alunos quanto a nova estrutura do IR, bem como análise das diversas situações possíveis que podem otimizar a declaração do contribuinte de forma clara e objetiva, atendendo a legislação atual.

Desta forma, foram realizados 3 workshops com discentes explorando a metodologia adotada pela Receita Federal. Estes workshops consistiram em:

1. Abordagens conceituais sobre o que é uma Declaração de Imposto de Renda, contribuição, rendimentos tributáveis, isentos, relação de dependência, comprovantes de gastos, etc;
  2. Num segundo encontro foram explorados análises de casos específicos como por exemplo, se vale a pena ou não um casal lançar separados seus informes;
  3. No último encontro foram abordadas questões práticas, abrindo e exercitando as declarações no próprio sistema da Receita Federal.

A ação não para por aí, na semana de 23 a 28 de abril, os alunos farão atendimento na própria faculdade orientando, realizando e enviando, junto ao contribuinte, sua declaração no ambiente da Receita. Para isso, basta o contribuinte trazer seu informe e documentos e colaborar com uma lata de leite em pó que será doado a uma instituição parceira da IES.

Esta ação visa orientar o maior número possível de contribuintes que possam ter dúvidas a respeito do Novo IR e a parceria com o Shopping Praça da Moça evidenciou e fortaleceu ainda mais os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Para Fajardo, coordenador dos cursos, "é importante os alunos se envolverem em ações práticas, tangibilizando o conhecimento teórico de forma a atender a comunidade leiga no assunto. Nosso papel como educador é estimular o aluno a novas experiências. Tenho certeza que este é um primeiro passo para seu crescimento profissional".