Diadema – Faculdade de Diadema relata como foi a Semana de Acolhida 2018 entre calouros, veteranos e corpo docente da IES

Data: 28/02/2018 | 0 Comentário

Igualmente ocorreu no ano passado, a diretoria da Faculdade de Diadema – FAD, junto a um grupo de alunos veteranos, realizou a Semana de Acolhida 2018 entre calouros, veteranos e corpo docente da IES.

"Nosso objetivo foi recepcionar estes calouros em nossa casa como pertencentes a uma nova comunidade: a acadêmica. Temos realizado este trabalho há um ano e a receptividade por parte dos alunos tem sido ímpar. Desta forma, conseguimos a interação dos veteranos com calouros, equipe técnica administrativa com professores e assim por diante”, comentou o diretor da IES, prof. Ewerton Visotto.

Durante o evento acontececeu apresentações da infraestrutura, dos coordenadores, dinâmicas de curso e as atividades realizadas foram dividida em partes:

Na segunda-feira, 19/2, os veteranos se organizaram para receber os calouros e apresentar a Faculdade de Diadema, que também é polo da Universidade Brasil. Falaram ainda sobre os cursos ofertados, departamento de Projetos Sociais, a Secretaria, a Biblioteca, a Coordenação e a Direção. Nestes espaços os discentes foram recepcionados pelos gestores das áreas, obtendo informações de como funciona cada um dos locais e o que pode ser solicitado.

Na terça-feira, 20/2, os calouros foram recebidos pelos veteranos com atividades específicas de cada curso. Para os cursos de Gestão, que envolvem Administração, Ciências Contábeis e Marketing foi realizado uma dinâmica para entendimento do CHA - Competências, Habilidade e Atitudes. Já para o curso de Direito, os veteranos fizeram uma encenação às escuras dos mais renomados autores do Direito, trazendo para discussão tais pensadores frente à contemporaneidade. Os cursos de licenciatura, Educação Física e Pedagogia, se dividiram e receberam seus calouros explorando as potencialidades de cada curso. Na Educação Física, os veteranos trabalharam as atividades físicas estudadas nos cursos numa dinâmica de interação corpo e movimento, utilizaram de balões e entusiasmaram os ingressantes. Já a Pedagogia trabalhou o lúdico em gestos e formas de expressão, bem como a contação de histórias.

Na quarta-feira, 21/2, todos os calouros foram recebidos pelo diretor geral da FAD, prof. Ewerton Visotto, que organizou no pátio da Faculdade um auditório e ali conversou com os alunos sobre as propostas da FAD e a comunidade acadêmica que eles vieram fazer parte, além do compromisso da instituição com a educação e a sociedade local.

Neste encontro explorou ainda o termo "sintonia", buscando despertar em cada ingressante a sincronização com esta nova realidade, a comunidade acadêmica, apresentando-lhes ações que são realizadas em prol da comunidade externa, que são organizadas pela FAD com participação massiva dos alunos. Como exemplo, a Caminhada do Outubro Rosa, a Festa Junina, a própria Acolhida e o Trote Solidário, onde já estão inseridos e fazendo parte, empiricamente. Apresentou também um vídeo para finalizar, onde explorou o empoderamento de cada um deles.

Já na quinta feira, 22/2, os ingressantes foram recepcionados pelos coordenadores/professores de seu curso, e neste encontro foi apresentado as propostas e agendas de cada curso, a importância do envolvimento de cada um dos alunos com as disciplinas e professores, com os trabalhos, seminários, estágios, encontros e tudo o que viesse a somar no aprendizado e conhecimento técnico de cada profissão.

Para as turmas da manhã foram dadas também aulas magnas. Mais uma forma de acolher neste momento de chega à Faculdade.

Para finalizar a Acolhida, na segunda-feira, 26/2, foi oficialmente apresentado o TROTE ECO-SOLIDARIO a todos os alunos da instituição, e com a presença da entidade que será beneficiada com esta ação. E também foi explicado por que a Faculdade tomou esta postura.

A Faculdade de Diadema tem muito orgulho em realizar esta Acolhida, deseja que todos sejam extremamente bem-vindos à sua família acadêmica e que de fato se sintam acolhidos nesta nova etapa de suas vidas.