UNIESP – Diadema: FAD participa do I Seminário sobre a Economia Solidária de SP

Data: 16/08/2017 | 0 Comentário

Dia 8/8, a Faculdade Diadema - FAD participou do I Seminário sobre a Economia Solidária no Estado de São Paulo compondo a mesa de debates sobre a "Educação na transversal da Economia Solidária."

O Seminário contou com representantes de mais de 30 cidades do Estado de São Paulo, circulando mais de 2.000 pessoas pelo evento, entre eles, os três dirigentes da educação de Diadema, prof. Ewerton Visotto, diretor da Faculdade Diadema; a profa. Liane Bayer, dirigente de Ensino do Estado; e Tatiane Ramos, secretária de Educação de Diadema. Também compareceram o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcos Michels, e o prof. Willian, da Casa da Economia Solidária de Diadema.

Na discussão foi levantado o trajeto da educação frente à questão da Economia Solidária, na qual Diadema é referência nacional. Neste sentido, o vereador Marcos Michels argumentou como o poder público tem apoiado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Diadema através da Casa da Economia Solidária, participando e implementando projetos que visam legitimar as famílias que trabalham por conta própria enxergando neste viés da economia oportunidades de sobrevivência e crescimento.

Segundo a dirigente de ensino, profa. Liane Bayer, “as escolas tem compreendido a importância de se trabalhar esta questão, formando cidadãos mais conscientes e motivados em empreender de forma sustentável, como exemplo a escola João Ramalho que organizou uma horta para consumo próprio, bem como realizou uma eleição para eleger membros mirins do executivo e legislativo, fazendo-os entender a responsabilidade dos governantes na política pública municipal”.

Para o diretor da FAD, o prof. Ewerton Visotto, o papel do ensino superior é estimular o aluno a empreender e buscar oportunidades em pequenas ações e fazer com que o mesmo seja gestor de sua vida profissional, atentando a sua capacidade intelectual de criar, transformar e realizar projetos que visam melhorar qualidade de vida e promover o crescimento da sociedade.

“Nossos alunos fazem estágio na Casa da Economia Solidária, sendo esta objeto de estudo de trabalhos de conclusão de curso. Orgulho da instituição em ver o aluno enxergando na cidade oportunidades sustentáveis”, acrescentou o diretor da FAD, Ewerton.