ESTÁ ABERTA A CHAMADA PARA ARTIGOS PARA O SEGUNDO NÚMERO DA REVISTA ELETRÔNICA CONHECIMENTO EM FOCO DA FACULDADE DE COLINAS-FACT/UNIESP

Data: 05/03/2024 | 0 Comentário

Data de início da submissão: 01 de março de 2024
Data final para submissão: 31 de maio de 2024

A REVISTA CONHECIMENTO EM FOCO é um periódico científico da Faculdade de Colinas-FACT/UNIESP, de periodicidade semestral, que publica artigos inéditos em português, inglês e espanhol resultantes de pesquisas teóricas e empíricas de diversas áreas do conhecimento humano.

Ao submeter os artigos à Revista Conhecimento em Foco, o autor cede automaticamente à revista os direitos autorais da eventual publicação do artigo, bem como garante o seu caráter inédito e livre de plágios.

TEXTO

1. Para efeito de submissão, os artigos devem ser propostos em arquivo doc. ou docx.
  2. Os textos devem ser digitados em Fonte Times New Roman, no tamanho 12 e respeitando o espaço 1,5.
  3. Para citação:

– De até três linhas:  entre aspas no corpo do parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página, abreviada por “p”.

– De quatro ou mais linhas: citar em destaque, por meio de parágrafo próprio, valendo-se de espaço simples, com letra fonte 10 e margem de 3 cm, indicando, entre parênteses, nome do autor, ano da obra e número da página. Não se usam aspas.

1. Para anexos:

– Dispostos antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem numeração.

1. Os artigos submetidos deverão ter, no mínimo, 8 páginas e, no máximo, 20 páginas nos moldes acima especificados. As resenhas, no máximo, terão de se desenvolver em até 5 páginas. As entrevistas não poderão ultrapassar as 10 páginas.
  2. Quando da submissão do artigo com as informações (na submissão, também, se deve enviar um artigo sem identificação do autor), facultar os seguintes dados:
  3. a) Nome.
  4. b) Formação acadêmica.
  5. c) Filiação institucional (cidade, estado e país).
  6. d) E-mail.
  7. e) ORCID
  8. A apresentação do trabalho deve respeitar a seguinte ordem:
  9. a) Título do trabalho em caixa alta e negrito;
  10. b) Resumo (não excedendo 300 palavras) e até 4 palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho, separadas entre si por ponto. Apresenta texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Resumo” é escrito em caixa alta, centralizado e negrito.
  11. c) Texto do trabalho.
  12. d) Referências.
  13. E) Abstract (não excedendo 300 palavras) e Keywords com até 4 palavras separadas por ponto. Apresenta texto justificado e sem recuo de parágrafo. O título “Abstract” é escrito com caixa alta e centralizado.

F). No corpo do texto, devem aparecer as traduções de citações em língua estrangeira. A citação original, caso seja imprescindível, deve ser indicada em nota de rodapé, entre aspas.

O periódico da FACT, como qualquer outro periódico da UNIESP S.A, goza de relativa liberdade em relação às estruturas dos artigos de conformidade com a área de conhecimento e com a modalidade das pesquisas que desenvolvem (empíricas, experimentais, teóricas, de revisão de literatura etc). Seja como for, são sugeridos dois modelos de composição com as respectivas seções. Eis o modelo para artigo empírico/experimental:

1.INTRODUÇÃO (Contextualização do problema, justificativa do estudo, objetivos, revisão da literatura)

2.METODOLOGIA

3.ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.CONCLUSÃO

Já com respeito a artigos teóricos e de revisão bibliográfica, sugere-se a seguinte composição:

1.INTRODUÇÃO

2.DESENVOLVIMENTO

3.CONCLUSÕES

Na introdução, situa-se o tema do artigo e contextualiza-se o problema com base no qual será feita a argumentação, sempre se destacando a relevância da discussão. Apresentam-se, sinteticamente, a revisão bibliográfica e a metodologia. Explicitam-se os objetivos gerais e específicos.

O desenvolvimento, por exemplo, pode ser composto de dois ou três capítulos denominados de acordo com a evolução temática do exame. Em geral, o primeiro tópico da seção desenvolvimento é recoberto pela fundamentação teórica de ordem mais geral.

IMAGENS

1. As imagens dos artigos devem ser enviadas em JPEG, em alta resolução (300 dpi) e separadamente dos textos verbais.
  2. Os autores indicarão as fontes completas de cada figura.

REFERÊNCIAS

1.As referências seguirão a norma da NBR 6023 da ABNT, localizando-se no final do artigo, em devida ordem alfabética. Se decidido pelo editor e conselho editorial da revista, pode ser seguida a norma Vancouver.

OUTROS ASPECTOS

1. Sobre o parecer e a publicação dos artigos, a revistase reserva o direito de apresentar o parecer de acei­tação; aceitação com ressalvas e sugestões de mudanças ou recusa de publicação do trabalho. A publicação de artigos está condicionada a dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou colaboradores ad hoc. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Persistindo a divergência, a solução será dada pela Comissão Editorial e, em instância definitiva, pelo Editor da Revista
  2. Ao enviar o texto à RevistaEletrônica Conhecimento em Foco, o autor se responsabiliza pela autenticidade do trabalho, que deverá ser inédito (sem plágio) e sem duplicidade (o trabalho não pode ter sido publicado em outra revista).
  3. 3. Os artigos que constituem PESQUISAS REALIZADAS COM HUMANOS deverão vir acompanhados do Parecer Positivo de um Comitê de Ética sobre a referida pesquisa.
  4. 4. A aprovação final do artigo estará a critério do Conselho Editorial. Será garantido o sigilo dos pareceristas e autores. A Revista Conhecimento em Foco e seu corpo editorial e a Faculdade de Colinas do Tocantins-FACT/UNIESP não se responsabilizam por conceitos ou opiniões emitidas nos textos.
  5. Os artigos devem ser enviados – em dois arquivos: um com identificação do autor e outro sem a referida indicação - ao editor da revista pelo seguinte e-mail: revistaconhecimentoemfoco2023@gmail.com;

Atenciosamente,

CONSELHO EDITORIAL REVISTA Conhecimento em Foco/FACT/UNIESP