Aluno do Curso de Psicologia da Faculdade de Colinas do Tocantins participa da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio

Data: 18/01/2024 | 0 Comentário

O acadêmico do 9º período Curso de Psicologia da Faculdade de Colinas do Tocantins- TO, Gustavo Borges Jesus Silva, foi um dos convidados para compor a delegação da "5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio". Ele foi indicado em decorrência de sua brilhante participação na 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Mental da Psicologia: pelo cuidado em liberdade e fortalecimento da RAPS, realizada em 20 de setembro de 2023, pelo Conselho Federal de Psicologia e FENAPSI, enquanto etapa preparatória.

A 5ª CNSM ocorreu entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2023, com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, e foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília- DF.

A edição 2023 foi batizada com o nome de Domingos Sávio em homenagem ao médico neurologista e sanitarista brasileiro, falecido no mesmo ano. A conferência reconhece a significativa contribuição do profissional para o movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Sávio foi coordenador da Área de Saúde Mental do Ministério da Saúde entre 1991 e 1996.

Organizada por diversos órgãos da Saúde, dentre eles o CFP, e promovida pelo Ministério da Saúde, a conferência reuniu cerca de duas mil pessoas para discutir propostas, que aprovaram e deliberaram para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental no Brasil. Comunidades terapêuticas, internação compulsória e cuidado em liberdade estiveram entre os temas apreciados por participantes da Conferência, entre eles usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

“Foi uma honra poder fazer parte da delegação do 5ª CNSM, consegui levar a realidade da minha região no que se refere às Comunidades Terapêuticas e seus vieses, como também contribuir para o fortalecimento do Raps”, destacou o acadêmico de psicologia, Gustavo Borges, que também fez seus agradecimentos:

“Gostaria de agradecer ao Conselho Federal de Psicologia pelo suporte, o Sr. Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (Presidente do CFP), a Srª. Obadeyí Carolina Saraiva (Conselheira do CFP), a Srª Nita Tuxa (Conselheira do CFP).”.

Quem agradece pela participação de excelência do discente Gustavo Borges em evento tão importante é a Coordenação do Curso de Psicologia, seu corpo docente e discente e a Diretora da Faculdade de Colinas do Tocantins, Profa. Dra Marisete Tavares, por ele ter mostrado para tantas pessoas, pela sua participação, a qualidade na formação dos alunos que realizam o Curso de Psicologia ministrado na Faculdade de Colinas.

Parabéns e obrigada, Gustavo Borges!