Publicações

Acadêmicas de Colinas do Tocantins publicam artigo em periódico conceituado na CAPES

Data: 23/07/2020 | 0 Comentário


Compartilhe

          

As acadêmicas Wanna Thaylha e Denise Cirqueira da Faculdade de Colinas do Tocantins tiveram uma pesquisa publicada no International Journal of Development Research (IJDR), um periódico qualificado como Qualis - A-2(Conceito CAPES). 

Orientadas pelos professores(as) e pela Coordenadora do curso de Enfermagem, as alunas desenvolveram a pesquisa que deu origem ao artigo, "A Relevância Da Educação Sexual No Contexto Familiar, Escolar e da Estratégia Saúde da Família, elaborado a partir de entrevistas realizadas no Município de Nova Olinda – Tocantins.  

"A idéia era realizar uma pesquisa buscando entender as problemáticas da gravidez na adolescência, devido os números crescentes de jovens grávidas no município e em todo o país. O tema chamou a atenção, e procuramos entender porquê de tantas meninas engravidarem tão cedo, e o que estava por trás de tudo isso”, explica a discente Wanna Thaylha. 

Foi realizado, um estudo Epidemiológico, qualitativo e exploratório, que foi composto por uma amostra de 30 participantes com idades entre 14 e 19 anos, que estavam ou estiveram grávidas nos últimos 4 anos. 

A pesquisa deixou claro inúmeras problemáticas, sejam elas a falta de diálogo sobre sexualidade em casa, escola e até mesmo em unidades de saúde. No artigo, compreendem-se a importância da educação sexual para adolescentes, visto que, grande parte das gestações envolvem jovens de até 19 anos, mostrando um cenário que afeta o país inteiro. 

No desenvolvimento do estudo primeiro as acadêmicas criaram um projeto denominado "Impacto Gerado Pela Gravidez na Vida de Adolescentes: Ações de Enfermagem que Visem a Prevençao e Promoção de Saúde”, após receber a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, permitindo a pesquisa de campo.

As discentes então, iniciaram a pesquisa, por meio de um questionário sócio clínico com 25 perguntas objetivas e subjetivas, e mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e o termo de assentimento, através de uma entrevista.

Por fim, com as respostas dos muitos questionamentos acerca da problemática da gravidez na adolescência, Wanna Thaylha começou a escrever o texto. Para auxiliar na escrita, ela convidou 3 de suas professoras para colaborar com o texto. Foram elas, a Professora e coordenadora Marilene Alves Rocha, a Profª Ana Catarina de Moraes Souza e a Profª Leidiany Souza Silva. Além delas, o Doutorando Mikael Henrique de Jesus Batista, foi convidado para fazer a orientação.

"Escrevi o artigo para demonstrar a importância de tratar com seriedade a educação sexual dos jovens em casa, nas escolas e dentro das unidades básicas de saúde, expondo a necessidade de estimular pais, professores e profissionais de saúde a buscarem maneiras de não deixarem os jovens a mercê de suas próprias imaginações, é necessário informar com segurança, conscientizar, ensinar, orientar. O artigo mostra esse ponto de vista.” Afirma Wanna.  

O artigo foi publicado em junho deste ano e pode ser lido no site do Internacional Journal Research, no link: http://www.journalijdr.com/ 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!