Notícias

Acadêmicos de Psicologia da Faculdade de Colinas do Tocantins publicam livro

Data: 09/07/2020 | 2 Comentários


Compartilhe

          

Os alunos de Psicologia da Faculdade de Colinas do Tocantins, publicaram o livro, "Artigos clínicos de atendimentos psicológicos - Relatos de Experiência", com as declarações de experiências vividas por eles durante os processos de estágio. A ideia para o projeto surgiu durante os encontros acadêmicos e construções literárias sobre os assuntos escolhidos pelos acadêmicos para a realização de pesquisasquando foi sugerida a proposta de compor um livro, resgatando os artigos dos egressos.  

 

Orientado por docentes da IES e com organização do Professor Doutorando Edgar Henrique Hein Trapp, também supervisor acadêmico de estágio em psicologia clínica da Faculdade de Colinas do Tocantins, o livro ainda não tem data para lançamento em razão do distanciamento social vivido no momento. 

 

"A prática como campo de aprendizagem no processo de ensino na formação acadêmica do aprendente de psicologia, busca amparar todo o conhecimento teórico trilhado durante os anos de formação.  O transcorrer prático serve como um alicerce para a formação profissional, onde o aluno possui um espaço para expressar os passos clínicos no atendimento aos seus pacientes, buscando ancorar os diálogos em um porto seguro, navegando por teoricidade e buscar uma conclusão técnica aos casos apresentados ou que possam ter a noção dos possíveis encaminhamentos que se fizerem necessários." Destaca o professor Edgar Trapp. 

 

Os atendimentos relatados, aconteceram na clínica escola da Faculdade de Colinas do Tocantins, mantendo-se sempre a identidade dos pacientes resguardada, por uma questão ética. Após a publicação, os artigos ficaram disponíveis na biblioteca da Faculdade, servindo como aporte teórico para os demais acadêmicos no que tange ao trabalho do psicólogo. Segundo afirma Trappo volume nº 2 do livro já está no processo de edição, com previsão de lançamento no segundo semestre do ano corrente, com novos artigos acadêmicos e mais professores da instituição envolvidos no processo. 

"Temos a responsabilidade enquanto supervisor clínico e acadêmico e estando pautado dentro das questões éticas: as verbalizações, os procedimentos, a escuta, a elaboração de hipóteses diagnósticas e, principalmente, respaldar o aluno dentro do processo de sua formação acadêmica, enquanto aluno em formação profissional na área da psicologia. Conclui o professor Edgar. 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




  • 09/07/2020
    Cada pensamento. Cada palavra. Cada gesto. Cada olhar de um Psicólogo/Psicóloga é como um bálsamo para a vida que faz renascer uma nova história. Parabéns a todos os envolvidos, especial Professor Edgar.

  • 09/07/2020
    Excelente trabalho realizado por um profissional tão admirável ele sempre tão autista com os acadêmicos, fico show como tudo que ele faz.