CURSOS




Serviço Social

Graduação: Bacharelado






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

O eixo que move o curso de Serviço Social da FIESC, unido em defesa dos direitos sociais, são o compromisso, a ética e o conhecimento.

A FIESP/UNIESP vem, ao longo de sua trajetória, fazendo uma leitura atenta das sucessivas crises e mudanças pelas quais passa o sistema educacional em nosso País, bem como das alterações no mundo do trabalho, na organização da sociedade civil, no papel do Estado e do mercado, na formulação e gestão das políticas públicas e no fenômeno da exclusão social.

Neste sentido, nosso Curso de Serviço Social busca se fundamentar em uma compreensão crítica da sociedade capitalista, procurando conhecer as várias correntes filosóficas contemporâneas. A formação profissional do assistente social está comprometida com os valores de liberdade, democracia, pluralismo, autonomia e com a perspectiva da transformação social, compromisso este expresso no Código de Ética da Profissão.

O curso tem como norte a metodologia educacional que considera o graduando sujeito do seu próprio conhecimento, o que significa estimular permanentemente o potencial criativo e intelectual no seu processo formativo.

Objetivos do Curso de Serviço Social

A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teóricometodológica e éticopolítica como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas com vistas à:

- compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
- identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
- utilização dos recursos da informática.

A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de:

- elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
- contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
- planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
- realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
- prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
- orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
- realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo