UNIESP - Centro Velho: Aluna de Administração tem sua empresa transformada pelo programa SOS Salvem o Salão

Data: 15/05/2017 | 0 Comentário

A história da Ines Borges, aluna do 2º semestre de Administração da Faculdade de São Paulo – Centro Velho, se assemelha a de milhares de brasileiros que buscam na capital paulista, uma nova oportunidade de vida.

A estudante, que já trabalhava em salão de beleza, deixou a família e as filhas no Maranhão e veio a São Paulo, em 2002, na expectativa de encontrar trabalho na cidade grande. Assim que chegou, já arrumou emprego. Dois meses depois, com um pouco mais de estabilidade, trouxe sua filha Alessandra Borges e, um ano depois, veio a outra filha Andreia Borges. “Não foi fácil, eu tinha o papel de pai e mãe das meninas, mas não desisti. Eu saía para trabalhar e elas ficavam em casa, por sorte, tive uma vizinha muito boa que olhava elas. Consegui escola para as meninas e no dia a dia ia ensinando o que era certo e errado. Hoje, graças a Deus, elas me dão muito orgulho, a Alessandra cursa Engenharia Civil e a Andreia começou comigo o curso de Administração e já está no 3º semestre”, relatou.

Depois de adquirir mais experiência em alguns salões por onde passou, em 2010, Inês teve a oportunidade de abrir seu próprio espaço, o Salão Bella Hair, no centro de SP. A princípio, o local era pequeno e mal dava para acomodar a clientela. A vontade de ter um lugar maior e mais confortável nunca lhe saía da cabeça. Inês persistiu e, em novembro de 2016, conseguiu uma sala melhor no mesmo prédio onde já tinha seu salão.

A futura administradora já estava feliz com o novo salão, mas ela não esperava viver uma alegria ainda maior ao ser escolhida, em janeiro de 2017, para participar do Programa SOS Salvem o Salão, apresentado pela modelo Mariana Weickert e o cabeleireiro Ricardo dos Anjos, no canal GNT. Em cada episódio, os apresentadores desvendam “o que acontece por trás dos salões que precisam urgente de ajuda. Os dois acompanham o dia a dia do negócio e ainda dão aquela força para ajudar a virar o jogo”.

Apesar do novo espaço, o Bella Hair vinha enfrentando problemas financeiros e administrativos e a chegada do SOS Salvem o Salão deu o norte que Inês precisava. “A produção do programa fez uma pesquisa de salões aqui no centro, ligaram para nós e marcaram de vir. Fizeram uma entrevista simples para saber como estava o salão. Depois veio outro pessoal da produção e, passado uma semana, ligaram dizendo que a gente tinha passado pra segunda fase e se podiam gravar. Topamos na hora”.

Bem mais que a reforma do salão, o programa sugere também algumas mudanças que visam melhorar o desempenho do negócio como, por exemplo, as questões de relacionamento. Nesse quesito, Ines e equipe participaram de uma Consultoria de Desenvolvimento Humano, ministrada pela consultora Alessandra Araújo, que ensinou a melhor forma de administrar e gerenciar pessoas. “Precisávamos disso por conta da rotatividade de funcionárias no salão. Eu já estava preparada psicologicamente para o curso, mas não foi fácil receber as críticas. Mesmo assim, valeu muito a pena. O que eu aprendi, aplico hoje com a nova equipe.  Aprendi que é preciso mais harmonia e tenho que ser mais aberta com elas. Antes via só meu lado, mas agora tento ser mais flexível”, revelou a estudante.

O aprendizado do curso de Administração também auxilia Inês na rotina do salão, “aprendi muitas coisas sobre a parte financeira. Antes, não tinha nem noção de fechamento e balanço, tudo isso eu aprendi no curso”. A ideia de voltar aos estudos surgiu por incentivo da diretora da Faculdade de São Paulo – Centro Velho, Rosineide de Oliveira, cliente do Bella Hair há um bom tempo.

Agora, depois do programa, Ines espera que o salão seja mais divulgado e que os clientes passem a observar que tem um salão bem bacana no centro. “Hoje mesmo já veio cliente nova que viu o programa, mas não sabia do salão. E agora vai se tornar cliente e vai trazer as amigas. Tudo que almejo é que as clientes venham e fiquem satisfeitas, assim, além de voltarem, ainda vão nos indicar.  Quando descubro que a nova cliente veio até nós por meio do GNT eu fico ainda mais contente, porque é sinal de que valeu a pena todo esse processo. Ter recebido esse investimento aqui é uma honra pra mim, acho que tem muita gente por aí que gostaria de estar no meu lugar. Não foi à toa que Deus abriu essa porta aqui pra mim no centro, nem condições eu tenho, mas Deus tem um propósito. Agora é só a gente cuidar”, concluiu.

Confira o antes e depois do Salão Bella Hair:

Conheça o espaço localizado na Rua do Comércio, 22 - 3º andar - sala 38 - Centro / São Paulo. Agende seu horário pelos telefones: (11) 3105-6602 / 97987-7644. Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 19h.