UNIESP sedia importante evento no aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo

Data: 26/01/2023 | 0 Comentário

No ano de 2006, com a instalação da Faculdade de São Paulo no Centro de uma das cidades mais importantes do Brasil e do mundo, esse importante espaço foi revitalizado: a presença de estudantes e de professores em decorrência do início das atividades da UNIESP na capital paulista em meio a trabalhadores e moradores do coração paulistano resultaram numa radical mudança. E para melhor! O comércio e o movimento das pessoas no local encerravam-se às 18 horas, quando tudo fechava e dava lugar às ruas desertas, escuras e, por isso, perigosas. A partir de então, o Centro de São Paulo passou a ter vida noturna, tudo começou a funcionar até mais tarde e, no entorno da UNIESP, as ruas foram tomadas por mesas e cadeiras dos bares animados com muita música e com a presença de uma grande quantidade de jovens . E o Centro iniciou um processo de revitalização , o que se acentuou ainda mais com os Projetos que a UNIESP passou a realizar em parceria com a Subprefeitura Sé, como o importante Projeto cujo nome já indica o trabalho realizado pelos professores e alunos da Faculdade de São Paulo: Projeto O Centro é uma Sala de Aula.

Com a pandemia da Covid-19, o Centro de São Paulo mais uma vez mudou radicalmente sua feição, voltando a ser um local de ruas escuras e perigosas: primeiro, por causa do confinamento imposto como medida de contenção da doença e, depois, com o desemprego que se alastrou, muitas famílias passaram a morar nas ruas não tendo como pagar por uma moradia.

Diante da diminuição de casos da doença e com a volta paulatina às atividades econômicas, atualmente urge a necessidade de novo processo de revitalização do Centro de São Paulo e mais uma vez a UNIESP é aliada da Prefeitura.

Foi no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2023, que a UNIESP – Faculdade de São Paulo  voltou a atuar num importante Projeto da Prefeitura & Parceiros – O Projeto Cidade Futuro – sediando um dos eventos que marcaram essa festa e sua Agenda: FUTURO CIÊNCIA.

O evento Futuro Ciência foi composto principalmente de exposições realizadas por meio de mesas redondas, apresentadas por renomados palestrantes, autoridades em cada um dos temas abordados (veja a programação detalhada em https://www.sympla.com.br/evento/o-futuro-da-ciencia/1835407):

• A Saúde do Século XXI: Os Avanços Científicos na Produção de Vacinas;
  • A Ciência dos Alimentos do Futuro: Do Processo Produtivo ao Industrial;
  •  A Conquista do Espaço: Os Avanços Científicos no Setor Espacial;
  • Mulheres na Ciência: A Participação das Mulheres na Construção do Pensamento Científico;
  • A Ciência por trás das Novas Tecnologias de Mobilidade;
  • A Nova Ciência da Computação: IA + Big Data + CyberSecurity;
  • A Ciência das Águas Limpas: Avanços Científicos na Despoluição de Águas .

O evento contou, ainda, com a experiência Vamos voar? , experimento ao vivo sobre a Ciência de Voar, com a equipe de  Rocket Design da Universidade Federal do ABC,  e com um animado show ao vivo com Vanilla Bay.

O evento foi sucesso de público e foi realizado no auditório da Faculdade de São Paulo – FASP, à Rua Álvares Penteado, 216, Sé – São Paulo/SP . A quantidade e o interesse do público presente trouxeram uma energia incomum de volta e prenunciou uma nova revitalização do Centro Histórico de São Paulo. Se depender da UNIESP, ela já recomeçou!