Dia do Músico

Data: 23/11/2021 | 0 Comentário

Dia do Músico, 22 de novembro,  uma data de homenageia todos os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade por anos e anos. Nesse mesmo dia é comemorado o dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos.

Em comemoração à essa data, a Faculdade de Música Carlos Gomes, realizou um encontro intitulado "Mestre ou Maestro", no qual, além de professores, convidou os membros da Escola de Samba Primeira da Cidade Líder.

Compondo a mesa de debates, estavam os professores Paulo Calarezzo, coordenador do curso de música, Prof Dalton, Prof Valdecir e Prof Branco, juntamente com Alexandre Junior, Mestre de Bateria da Primeira da Líder, Rodrigo Minuetto, Vice-Presidente da Escola de Samba e compositor e seu irmão e parceiro Rodolfo Minuetto, membro da Diretoria da Escola e compositor.

O evento foi transmitido nas redes sociais da Faculdade de Música Carlos Gomes.

O debate consistiu numa conversa sobre as dinâmicas da bateria, as técnicas inovadoras adotadas pelo Mestre Alexandre que se diferenciam das escolas concorrentes. Na ocasião, os convidados trouxeram equipamentos de surdo, caixa, etc para mostrar as diferenças de cada metodologia adotada.

Ainda foram discutidos os processos de composição de "sambas de enredo", abordando a questão dos concursos de samba-enredo, melodias, rimas e assim por diante.

A organização de uma Escola de Samba também foi discutida, visto que a bateria e o samba devem estar alinhados para harmonia e evolução da agremiação. Dentro da Primeira da Cidade Lider, há a escolinha do samba e, sobre ela, o Mestre Alexandre comentou que faz questão que todos aprendam para poder participar como componente da bateria da escola.

Segundo o Prof Paulo Calarezzo, coordenador do curso de Música, "o encontro da academia com a prática, o que é praticado, enriquece o conhecimento de todos, alunos e professores , de forma a compreender dinâmicas que enriquecem o meio musical."

No ponto alto do encontro, para mostrar as diferenças de tons, os gêmeos Rodrigo e Rodolfo, tocaram e cantaram sambas cariocas junto com o Prof Dalton ao piano, foi emocionante e eletrizante.

Para Rodrigo Minuetto, "a escola de samba é uma "escola" diária, onde estamos envolvidos na comunidade buscando apoio e apoiando. Trazendo para nossa escola de samba todos que apreciam a arte da música. Dessa forma, conseguimos exercer um papel social, muitas vezes dando oportunidade e entretenimento à jovens que poderiam seguir outros rumos."

A noite encerrou com um convite dos Minuettos e do Mestre Alexandre para que os professores pudessem tocar os instrumentos e arquitetar um samba, foi marcante.

Enfim, a Faculdade de Música Carlos Gomes, parabeniza todos os colegas e se alegra em estar no meio acadêmico há mais de um século!