Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Data: 05/11/2021 | 0 Comentário

No último 24 de outubro, data em que é celebrada o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, doença viral que afeta sobretudo crianças de 0 a 5 anos, gerando paralisia e perda de massa muscular. Os alunos do curso de enfermagem do oitavo ao décimo semestre, estiveram sobre a supervisão do Prof Enf Wellington Ribeiro em ação de conscientização da importância da vacinação, realizada pelo o Rotary Club de São Paulo Anchieta na Avenida Paulista. O Rotary Club é uma instituição global que desde a década de 80 é protagonista em campanha e ações para a erradicação dessa doença, o que já é quase uma realidade, juntamente com a Organização das Nações Unidas já eliminaram 99,9% dos casos de poliomielite no mundo, tendo registrado neste ano de 2021 apenas 2 casos e das três variantes do vírus causador da doença, dois destes já foram eliminados do globo através das ações do Rotary, denominada “End Polio Now”. Os alunos da graduação em enfermagem participaram da caminhada que saiu da Casa das Rosas, em direção a Avenida Brigadeiro Luis Antonio, no percurso estes foram entregando panfletos informativos e balões a crianças, tal medida soma a formação tendo em vista que a prevenção, educação em saúde e a atenção primária em saúde são elementos fundamentais para o enfermeiro. O Rotary Club de São Paulo Anchieta forneceu ainda palestra aos graduandos no dia 19 de outubro, sobre os diferentes tipos de imunizantes disponíveis, quadros epidemiológicos e outras características da poliomielite, palestra essa ministrada pelo médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Prof Leonardo Weissmann, mestre em em doenças Infecciosas e Parasitárias.