UNIESP – Centro Histórico:  Curso de Direito realiza a VI Semana Jurídica

Data: 05/06/2017 | 0 Comentário

O curso de Direito da Faculdade São Paulo – Centro Histórico, realizou nos dias 22 a 26 de maio, a VI Semana Jurídica, idealizada pela professora e coordenadora Daniela Cristina de Oliveira. A Semana contou com palestrantes renomados da sociedade política e jurídica, além de atividades para os discentes.

Na abertura, dia 22, aconteceu uma apresentação do Coral da Faculdade, sob a regência do Maestro Jonicler, o que abrilhantou ainda mais o evento. Em seguida, os alunos desfrutaram da excelente palestra intitulada: “Eleições 2018: normas eleitorais”, proferida pelo secretário Municipal de Justiça, Dr. Anderson Pomini, representando o prefeito de São Paulo, João Dória. No mesmo dia, a IES recebeu no evento Dr. Mario Luiz Sarrubbo, subprocurador geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais, cujo tema palestrado foi “Ministério Público no século 21.”

Nos dias subsequentes, a senhora Clarice Maria de Jesus D'Urso, coordenadora de Ação Social OAB/SP, a qual fez a abertura oficial da campanha do agasalho da OAB/SP, concedeu um certificado de parceria com a IES. Ocorreu ainda, a participação do Dr. Arles Gonçalves Junior, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP, que discutiu o papel do advogado na Segurança Pública.

O secretário executivo do Consea/SP, Sr. José Valverde, tratou do tema, sempre atual, “Direito Humano e as Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional”. A VI Semana Jurídica recebeu também Dr. Marcos da Costa, presidente da OAB/SP, que abordou de modo aprofundado as questões pertinentes a OAB como Defensora do Estado Democrático de Direito e traçou um paralelo com o momento político da sociedade brasileira.

Para fechar o ciclo de palestras, o Centro Histórico recebeu o Cel. Marcelino Fernandes, corregedor da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cujo tema abordado foi “A Polícia Militar como Guardiã dos Direitos dos Cidadãos”. O chefe do setor de inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel João Silva Soares Castilho, também compareceu ao evento e compôs a mesa.

Fez parte da programação audiências simuladas nas áreas cível e trabalhista, conduzidas por docentes e alunos.

Na esfera penal houve um júri simulado por professores e alunos, que foi realizado pela primeira vez no imponente e tradicional salão nobre do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, um marco para o curso de Direito da IES. O TJ - SP produziu uma série de imagens do Júri Simulado, que pode ser visto na íntegra aqui.

A IES Centro Velho agradece o sucesso do evento, os participantes e ressalta o trabalho da organização geral da professora Daniela Cristina de Oliveira e da colaboração da comissão de organização composta pelos professores Dr. Maria Luiza Bullentini Facury, Dr. Wagner Cavalcante dos Santos, Dr. Rodrigo de Abreu Rodrigues, Dr. Sergio Roberto Lopes, Dr. Carlos Henrique Chaves Bruno, Dr. Robson Silva Ferreira, Dr. Carlos Eduardo Moreira Durce e os representantes Acadêmicos do curso de Direito.

A IES foi destaque nas notícias produzidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Confira a matéria completa aqui.