Descrição
O propósito do curso de Administração, reconhecido pela Portaria Ministerial 2.323, de 30/06/2005, publicado no D.O.U. 04/07/2005, é formar profissionais habilitados a atuarem numa sociedade formada por organizações, com suas atividades voltadas para a produção de bens ou serviços, planejados, coordenados, dirigidos e controlados por essas organizações que são constituídas de pessoas e recursos não-humanos (recursos físicos, materiais, financeiros, tecnológicos, etc.). Sendo assim, a vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas.
Existem organizações extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diversas e de objetivos diferentes, organizações lucrativas e organizações não-lucrativas. Pelo seu tamanho e pela complexidade das suas operações, as organizações precisam ser "administradas" e a sua administração requer todo um aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de incumbências diferentes.
O Curso de Administração, com regime semestral e duração de vinte semanas cada semestre letivo e matrícula por disciplina tem uma organização curricular voltada para a formação desse profissional com habilidades e competências entre outras para pensar estrategicamente, transferir e generalizar conhecimentos, exercendo em diferentes graus de complexidade o processo de tomada de decisão.
Missão e Objetivos
O Curso Administração tem a missão de formar profissionais tecnicamente capazes, cidadãos conscientes da realidade brasileira e mundial, pois o Administrador é um agente de mudança, de transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos, novos objetivos, novas estratégias, novas tecnologias. Ele é um agente educador no sentido de que, com sua orientação e direção, modifica comportamentos e atitudes das pessoas e também modifica a própria cultura organizacional das empresas.
Além disso, o Administrador deixa marcas profundas na vida das pessoas, à medida que lida com elas e com seus destinos dentro das empresas e que sua atuação influi no comportamento dos consumidores, fornecedores, concorrentes e demais organizações.
Estágio Supervisionado
Juntamente com os conteúdos propostos, o estágio desempenha um papel preponderante na formação do futuro Administrador. Ele favorece a compreensão da realidade empresarial, propicia a aquisição de competências para que o Administrador possa intervir adequadamente no processo de gestão organizacional. Dessa forma, o estágio representa, simultaneamente, um espaço de formação e de pesquisa.
O estágio dá cumprimento à Lei n 11.788/08, regulamentada pelo Decreto Lei n. 87.497/87, que disciplina a atuação entre o sistema de ensino e os setores de produção e serviços, através de acordos firmados por instrumentos específicos. Sua finalidade é servir de meio estimulador à aplicação, no campo práticos, dos conceitos, princípios e postulados teóricos da administração, que fundamentam as ações administrativas no âmbito da atuação do profissional de Administração.
Possibilita a complementação da formação escolar e permite que o estudante tenha acesso ao seu futuro campo de atuação profissional num contato direto com situações práticas e teóricas, com duração mínima de 300 horas. Em cumprimento à legislação vigente, o estágio somente será caracterizado como complementação à formação escolar e treinamento, se realizado dentro de área condizente ao curriculum do curso frequentado pelo aluno e sob orientação de um professor responsável pela supervisão do programa de estágio.
O estágio supervisionado poderá ser realizado em empresas privadas, em organizações da administração pública direta e indireta, em qualquer nível.
Projeto de Pesquisa
O Projeto é realizado através do Trabalho Acadêmico de iniciação às Práticas Administrativas (TAIPA) que possibilita ao aluno o contato com a realidade do papel desempenhado pelo Administrador e das Práticas Administrativas mais usuais através do desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
O Projeto TAIPA se baseia na nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que orienta as instituições de ensino superior para um direcionamento focado na pesquisa, mercado e docência, de modo a capacitar e desenvolver o cidadão de maneira diferenciada para agir na sociedade de forma inovadora e eficaz.
O Administrador enquanto profissional deve ter uma formação que o habilite a formular e expressar juízos de valor e conceitos, sob o ponto de vista sistêmico e contingencial, sobre a conjuntura política, econômica, social e suas implicações em nível macro.
Neste contexto o mesmo deve ser perspicaz, decidido, inovador e ágil para tomar decisões nos diferentes âmbitos da organização, de forma adequada, integradora e bem sucedida.
O Projeto TAIPA é desenvolvido por uma equipe de alunos, cujo número é variável, permitindo assim o exercício deles nos "Times de Trabalho".
Perfil Profissional
O Administrador necessita de um profundo conhecimento das técnicas de gestão, devendo ser capaz de usar os dados financeiros e econômicos para avaliar riscos e tomar decisões de negócios. Seu perfil profissional deverá conter conhecimentos e habilidades como conhecimento sólido das modernas técnicas de administração com uma visão sistêmica das organizações, conhecimento humanístico baseado nas modernas teorias das ciências sociais e da psicologia desenvolvendo habilidades para atuar nas relações interpessoais, conhecimento e habilidade na utilização dos recursos da tecnologia da informática nos diversos segmentos das organizações, conhecimento de técnicas e conceitos de auditoria como instrumento administrativo interno, conhecimento de temas sócio, político, econômicos atuais relacionados as transformações ocorridas nas organizações, incluindo a capacidade de diagnóstico e adaptação as mudanças, competência para empreender analisando criticamente as organizações, fazendo diagnósticos, antecipando e promovendo transformações, conhecimento e habilidade na utilização da metodologia do Planejamento estratégico para a gestão dos negócios, capacidade para operar com valores e formulações matemáticas, raciocínio lógico, crítico e analítico desenvolvidos, capacidade de compreensão do todo, de modo integrado e sistêmico, bem como suas relações com o mundo exterior.
Ato Legal de Reconhecimento: Portaria 1.067 de 09/04/2002
Duração Mínima: 8 semestres
Duração Máxima:16 semestres
Atividades Complementares: 200 horas.
Estágio Supervisionado: 300 horas.
Corpo Docente
Nome | Currículo |
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