Biblioteca


Acervo

Acervo

O acervo é composto por 12.906 títulos e 28.890 volumes, dentre livros, obras de referência, periódicos científicos, CD-ROM, DVD, fitas de vídeo, áudio-livro, teses, monografias, folhetos, obras de acesso eletrônico etc. 

A Faculdade de Suzano investe na manutenção e conservação das instalações físicas e equipamentos, visando às condições adequadas de trabalho e de estudo, e investe também na atualização de acervo bibliográfico e dos equipamentos tecnológicos, em consonância às necessidades acadêmicas, como a aquisição de assinatura da Plataforma EBSCO, que conta com mais de 22 mil títulos de periódicos e a assinatura da biblioteca digital eLivro, com mais de 10 mil títulos disponíveis.

O acervo de livros e periódicos atendem em quantidade, pertinência, relevância acadêmico-científica e atualização; contempla as bibliografias básica e complementar dos cursos oferecidos pela IES.

Nas últimas avaliações in loco dos cursos da Faculdade de Suzano, a Biblioteca obteve conceito 5.

 

Redes de informação acessadas

A Biblioteca da Faculdade de Suzano tem por objetivo proporcionar aos usuários a extensão do acervo através de intercâmbios mantidos com outras instituições para busca de materiais bibliográficos.

Esta extensão pode ser efetuada a partir do COMUT IBICT; CCN - Catálogo Coletivo Nacional; SIBi/USP - Catálogo Coletivo.

Do acesso à Internet, principalmente aos portais da PRODASEN, IBICT, PROSSIGA, SCIELO, SEER, a Plataforma EBSCO, que contemplam bibliotecas virtuais nas diversas áreas do conhecimento, principalmente a Biblioteca Virtual em Saúde, BIREME entre outros periódicos científicos.

A Biblioteca conta com uma seleção de base de dados de Bibliotecas Virtuais e Portais utilizados para ampliar a pesquisa acadêmico-científica dos seus usuários, como o acervo da Biblioteca Digital do Senado Federal (226 mil documentos); Biblioteca Brasiliana da USP (mais de 3.000 mil itens digitalizados), Acervo digital da Revista Veja; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; Acervo da Biblioteca Nacional; Domínio Público dentre outros. 

 

Política de atualização e expansão do acervo

A Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) da Biblioteca da Faculdade de Suzano, é um instrumento norteador para o processo de aquisição, expansão e atualização do acervo. Sendo revisada a cada 02 (dois) anos para adequação à necessidade da comunidade universitária, aos objetivos da Biblioteca e aos da Instituição. 

As estratégicas para desenvolvimento e atualização do acervo são efetuadas nas seguintes etapas: seleção; prioridades da aquisição; desbastamento de material bibliográfico e especial; reposição de material; avaliação da coleção; e revisão da política de seleção.

É de responsabilidade do Núcleo Docente Estruturante – NDE, Coordenação de curso e Corpo docente a seleção dos itens que compõem a bibliografia básica e a complementar dos cursos.

Da aquisição dos materiais bibliográficos, nas modalidades de Compra, Doação e/ou Permuta. 

Da prioridade de compra, os da bibliografia básica, na proporção média de um exemplar para a faixa de 10 a menos de 15 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares; da bibliografia complementar, no mínimo 2 (dois) exemplares de cada título. 

 

Da Informatização e tratamento do acervo

O acesso ao acervo da Biblioteca é feito através do Catálogo automatizado, disponível no Portal da Faculdade. Ele permite aos discentes, docentes e funcionários a realização de pesquisas e recuperação da informação, propiciando aos seus usuários uma melhor utilização dos materiais bibliográficos e autonomia de pesquisa.

O sistema de gerenciamento e informatização da biblioteca é feita através do Sistema de Gestão de Biblioteca, fornecido pela TOTVS, empresa brasileira de software e líder no mercado em sistema ERP, realiza a gestão integrada do acervo da instituição, controlando os processos de gestão bibliotecária, cadastro de livros e periódicos; circulação do acervo, como empréstimo, reservas, renovações e serviços de alerta.

Todo o acervo da Biblioteca da Faculdade de Suzano, encontra-se carimbado, tombado, cadastrado e indexado na base de dados da Biblioteca, o tratamento documental destas coleções está baseado nas normas da AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules); no Código de Classificação Decimal de Dewey – CDD; e tabela PHA (Heloisa de Almeida Prado); e no vocabulário controlado da PRODASEN e do SIBi /USP.

Clique aqui para ter mais informações.

 

Do Acesso e dos Serviços oferecidos

A Biblioteca oferece os serviços de livre acesso ao acervo, da consulta a toda a comunidade acadêmica e comunidade externa, dos empréstimos é privativo aos docentes, discentes, corpo técnico-administrativo e alunos egressos da IES. 

 

Da Inscrição

Os usuários são automaticamente inscritos do ato e efetivação da matrícula, sendo necessário apenas a apresentação de um documento de identificação com foto.

 

Como utilizar a Biblioteca:

É obrigatório a apresentação de um documento com foto (RG, CNH, Carteira de Identidade Profissional – Conselho, Bilhete de ônibus estudantil etc.).

  • Não é permitido o empréstimo a terceiros.
  • O usuário será responsável pelo material retirado.

  

Dos serviços:

Consulta ao catálogo eletrônico - O catálogo do acervo está disponível no Portal da Faculdade, na área do discente, docente ou funcionário. O usuário deverá fazer a pesquisa e verificar a existência do material no acervo, a busca pode ser por autor, título e assunto. Onde deverá anotar o NÚMERO DE CHAMADA (Exemplo: 342.02 B83c), para localização na estante, em caso de dúvida procure orientação no Balcão de atendimento.

 

Consulta ao acervo - São consideradas obras para consulta: Obras de referência (dicionários, enciclopédias, guias); livros sinalizados como consulta local; periódicos; monografias, teses, acervo histórico etc. 

 

Empréstimo - O usuário poderá retirar no máximo 3 (três) títulos por um período de 7 (sete) dias corridos. Alunos com material(is) atrasado(s) ou multa(s) de biblioteca não poderão realizar o empréstimo. 

 

Devolução - No Balcão de atendimento até a data limite de devolução. 

 

Renovação – está deverá ser realizada pelo próprio usuário no Balcão de Atendimento munido com o(s) material(is) emprestado(s) e um documento com foto, ou realizar a renovação antecipadamente, ou seja, antes da data prevista para devolução no Portal da Faculdade. Observando que se o material estiver com reserva, o mesmo deverá ser entregue.

 

Reserva - É feita pelo próprio usuário no Portal da Faculdade ou solicitado no Balcão de atendimento. A reserva ficará à disposição do usuário durante o prazo máximo de 24 horas a contar da devolução do material na Biblioteca, é imprescindível que o solicitante acompanhe o seu pedido.

 

Perda - Em caso de perdas ou danos na obra emprestada, o usuário deve comunicar imediatamente a equipe da Biblioteca, que orientará quanto as medidas cabíveis.

 

A Biblioteca também conta com os serviços de:

  • Capacitação dos usuários e visitas monitoradas; 
  • Levantamento bibliográfico;
  • Comutação Bibliográfica (COMUT);
  • Acesso à Internet;
  • Orientação e normatização dos trabalhos acadêmicos;
  • Empréstimo “Sempre aluno” (egressos).

Clique aqui para ter mais informações.

 

 

Horário de funcionamento:

Período letivo: De segunda a sexta-feira, das 8h10 às 21h30. Aos sábados, das 9h10 às 12h30

Período de Férias (Julho): De segunda a sexta-feira, das 08h10 às 19h30

Para comunidade externa, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.


Contato

Telefone: (11) 4746-7300 
 

 

Periódicos Eletrônicos


Ciências Contábeis
Links
Cap - accounting and management
Ciências sociais aplicadas em perspectiva
Contabilidade vista & revista
Contabilidade, gestão e governança
Contexto - revista do núcleo de estudos e pesquisas em contabilidade
Enfoque: reflexão contábil
Gestão, finanças e contabilidade
Práticas em contabilidade e gestão
Registro contábil
Revista ambiente contábil
Revista brasileira de finanças
Revista cade
Revista catarinense da ciência contábil
Revista contemporânea de contabilidade
Revista critério libre journal
Revista da associação brasileira de custos
Revista de administração e contabilidade da fat
Revista de administração, contabilidade e economia - race
Revista de administração, contabilidade e economia da fundace
Revista de administração, contabilidade e sustentabilidade
Revista de contabilidade da fiscosoft
Revista de contabilidade da ufba
Revista de contabilidade do mestrado em ciências contábeis da uerj
Revista de contabilidade e controladoria
Revista de contabilidade e organizações
Revista de contabilidade, ciência da gestão e finanças
Revista de educação e pesquisa em contabilidade
Revista de estudos contábeis
Revista de finanças e contabilidade da unimep
Revista de gestão e contabilidade da ufpi
Revista de informação contábil
Revista eletrônica do curso de ciências contábeis
Revista evidenciação contábil & finanças
Revista mineira de contabilidade
Revista pensar contábil
Revista universo contábil
Sociedade, contabilidade e gestão

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.