CURSOS




Gestão Ambiental

Graduação: Tecnólogo



6 Semestres


Presencial


Noite


2400 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o estudo do funcionamento do meio ambiente e das diferentes formas de organismos vivos e sua relação com o ser humano. O profissional de Gestão Ambiental planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

Mercado de Trabalho

 

O gestor ambiental encontra oportunidades em empresas que não adquiriram a certificação de qualidade ambiental (ISO 14.000), fundamental para as companhias que atuam no mercado nacional e internacional para exportar produtos e serviços. Nessas empresas, o profissional precisa definir a política ambiental, bem como cuidar dos efluentes, reaproveitamento de água e racionamento de energia. Outra opção é desenvolver, na iniciativa privada, projetos de sustentabilidade nas comunidades locais. Iniciativas desse tipo já são comuns nos estados do Amazonas e Pará, mas a tendência é a expansão em empresas de outras regiões do país. ONGs e órgãos públicos, como prefeituras e companhias estatais de saneamento básico, também o procuram para gerenciar unidades de conservação e parques, bem como desenvolver projetos de educação ambiental. Órgãos como o Ibama e secretarias estaduais do Meio Ambiente costumam oferecer vagas por meio de concursos.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

 

O curso apresenta matérias teóricas, como ecologia, educação ambiental, saneamento e planejamento urbano, gestão de negócios e empreendedorismo. Mas há também boa carga de aulas práticas em laboratórios de física, química e biologia. Durante o curso, o aluno aprende a analisar problemas ambientais e a desenvolver projetos para a recuperação de ambientes degradados.

 

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo