CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura






Presencial


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Luzia de Fátima Paula ()

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Descrição

Objetivo do Curso de Pedagogia

Visando caracterizar o perfil profissional, o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO – FAIMI está estruturado a partir dos seguintes objetivos:
• Formar os profissionais na área de Pedagogia, legalmente habilitados para o exercício profissional em instituições públicas ou privadas de educação escolar e não escolar;
• Credenciar profissionais aptos ao desenvolvimento da pesquisa em educação, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.
• Credenciar profissionais para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas para a formação de professores, na educação especial, na educação de jovens e adultos, e em outras áreas emergentes no campo socioeducacional.
• Credenciar profissionais para atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas (planejamento, administração, coordenação, supervisão, inspeção e orientação educacional) do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
• Formar profissionais capazes de: questionar a realidade, formular problemas e buscar soluções, utilizando-se do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica; compreender a sua atuação profissional como o exercício de cidadania consciente e crítica;
• Compreender, de forma ampla e consciente, o processo educativo, considerando as características das diferentes realidades e níveis de especialidades em que se processam.
• Desenvolver a compreensão sobre o contexto da realidade social da escola brasileira (valores, representações, história e práticas institucionais), de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e de trabalho escolar.
• Estabelecer e vivenciar processos de teoria e prática, de ação-reflexão-ação ao longo do Curso, tomando a prática educativa como objeto de reflexão, de modo a criar soluções apropriadas aos desafios específicos que enfrenta.
• Desenvolver e avaliar projetos políticos pedagógicos, de ensino e de aprendizagem, estimulando ações coletivas na escola, de modo a caracterizar nova concepção 
de trabalho educativo.
 
 
Perfil Profissional

Tomando por base os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Licenciatura em Pedagogia referentes à competência, compreende-se que essa concepção deve estar atrelada ao mundo do trabalho, envolvendo a subjetividade de cada ser humano, o que é coletivo e contextual. 
Por competência, entende-se, dentre outras, a capacidade do sujeito de transformar e articular recursos cognitivos, emocionais, estéticos e comunicacionais, o que acontece por meio da expressão no e fora do ambiente escolar, enfrentando quaisquer situações concretas e complexas, com as quais se defronte na vida cotidiana. Para tanto, no curso de Pedagogia, são consideradas as seguintes competências e habilidades:
 
• Conhecer o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
• Saber propor alternativas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
• Valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e as funções das mesmas na produção do conhecimento;
• Poder atuar na educação de portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis de organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania, bem como na escolarização de jovens e adultos;
• Saber relacionar a área educacional com as demais áreas do conhecimento, assim como também relacionar ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
• Ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
• Ter uma postura que valorize a ética profissional;
• Estar apto a desenvolver a atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas na escola;
• Desenvolver projetos pedagógicos, apresentando, para isso, o domínio de: planejamento, organização, coordenação e avaliação.
 
O futuro profissional deverá ainda ter a autonomia intelectual necessária para, no momento de seu desligamento da graduação, ter condições de sozinho desenvolver-se científica e educacionalmente, orientando-se sempre pela meta do aprimoramento cultural e do bem estar social. Consideramos que a graduação deve servir de base ao pedagogo, mas que este continua a aprender ao longo de sua trajetória profissional. Pretende-se, assim, ao final da graduação, que o pedagogo seja capaz de:
 
• Trabalhar como docente das disciplinas e atividades na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
• Estudar e analisar os processos de ensino e de aprendizagem;
• Planejar e organizar o trabalho pedagógico;
• Estudar as metodologias para sua docência;
• Dirigir e administrar escolas públicas e particulares com a responsabilidade do gestor escolar;
• Coordenar a equipe técnico-administrativa e a pedagógica;
• Integrar sua instituição com outras instituições de ensino;
• Prestar assistência aos alunos e pais durante o processo de escolarização;
• Participar do planejamento escolar;
• Orientar sobre métodos de estudo das diferentes disciplinas;
• Planejar as atividades extracurriculares;
• Integrar a escola, a família e a comunidade.

 
Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o pedagogo se apresenta em dois grandes espaços: escolares e não-escolares. Espaços Escolares: O Pedagogo atua nas escolas públicas ou privadas, para exercer as atividades de docência, orientação pedagógica e de administração escolar (diretor ou coordenador), desde a Educação Básica até a Superior. Espaços não Escolares: são outros tipos de espaços em que ocorre ação educativa, como por exemplo: ONGs, museus, brinquedotecas, bibliotecas, mídias educativas, institutos de pesquisa, hotéis, cooperativas, empresas, hospitais, entre outros. Nestes espaços, o pedagogo pode: criar, analisar e avaliar materiais pedagógicos; desenvolver brincadeiras e atividades de lazer de caráter educativo; realizar pesquisas em educação; promover atividades educacionais; realizar acompanhamentos pedagógicos; participar de equipes multidisciplinares na área socioeducativa; criar, organizar e implantar projetos educacionais; produzir material pedagógico; entre outras atividades, atribuições e projetos. 
 
Curso Reconhecido pelo MEC
Denominação: Pedagogia – Licenciatura
Autorização: Autorizado pela Portaria Ministerial nº 374 de 05/03/1999 - D.O.U. de 09/03/1999.
Reconhecimento: Renovado o Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 381 de 02/02/2005 - Publicada no D.O.U. em 03/02/2005.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo