Publicações

Acadêmicos do 9º Período do Curso de Direito da Faculdade de Colinas do Tocantins realizam Júri Simulado com a presença da comunidade

0 Comentário


Compartilhe

               

No dia 3 de dezembro de 2022, os acadêmicos do 9⁰ período do Curso de Direito da Faculdade de Colinas do Tocantins/TO, sob a supervisão do Professor Me. Bernardino Cosobeck da Costa, realizaram um Júri Simulado na Câmara Municipal.

Sendo uma tradição da Faculdade desde a década de 90, o Júri Simulado, como o nome já indica, é uma atividade em que é composto um júri fictício de um processo transitado e julgado, mas observando todas as formalidades da legislação como se fosse verídico.

Além dos acadêmicos, dos docentes e da Diretora da Faculdade, a Profa. Dra Marisete Tavares, o Júri Simulado realizado neste ano contou também com a presença de significativa quantidade de membros da comunidade, de tal forma que, além de importante  aula prática para os acadêmicos, possibilitou uma interação com a comunidade sobre o funcionamento do Júri Popular que está previsto no inciso XXXVIII do artigo 5⁰ da Constituição Federal.

O Júri é a instituição criada para promover a participação da sociedade no julgamento de cidadãos acusados dos crimes dolosos contra a vida.

A Faculdade de Colinas do Tocantins/TO, com essa atividade tradicional, assegura à comunidade e aos acadêmicos a percepção de cidadania no exercício do Júri, onde o indivíduo tem a possibilidade de ser processado e julgado pelos seus concidadãos, que possuem uma sabedoria popular própria e podem lhe garantir diretamente um julgamento com a participação do povo.

Parabéns a todos os envolvidos!